Brasil tem 234 casos confirmados, informa novo balanço do Ministério da Saúde

São Paulo e Rio de Janeiro registram maior número de casos

Escrito por Redação ,

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta segunda (16) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos.

No Nordeste, Bahia tem 2 casos confirmados, seguido por Pernambuco (2), Rio Grande do Norte (1), Sergipe (1) e Alagoas (1). O Ceará ainda não aparece no boletim do Ministério da Saúde com casos confirmados, apesar dos três pacientes divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Casos confirmados no Brasil

Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

234 casos confirmados, eram 200 no domingo
2.064 suspeitos
1.624 casos descartados
São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados.

> Diário do Nordeste lança cartilha com informações sobre o coronavírus
> Ceará cancela eventos e altera rotina por medo do coronavírus
> Governo do Ceará anuncia R$ 45 milhões para ações contra avanço de coronavírus

Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Assuntos Relacionados