Amazônia: Força Nacional reforça ação do Ibama no combate ao desmatamento ilegal

As equipes federais irão atuar nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Estado do Pará e no Estado de Rondônia

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: A operação — liberada "em caráter episódico e planejado" — vai ocorrer até 31 de outubro de 2019, prazo que poderá ser prorrogado, se necessário
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de combate ao desmatamento ilegal da floresta Amazônica. O aval consta de portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25.

As equipes federais irão atuar nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Estado do Pará e no Estado de Rondônia. A operação — liberada "em caráter episódico e planejado" — vai ocorrer até 31 de outubro de 2019, prazo que poderá ser prorrogado, se necessário.

A portaria diz que a operação terá o apoio logístico do órgão demandante e que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.