Verdade absoluta

Ninguém é detentor da verdade absoluta. O absolutismo de uma verdade é coisa de fanático e de regimes totalitários.

Verdade ainda é incompletude. Mesmo que se unam todas as verdades da terra, acabam todas sendo relativas.

Foi a pretensão da verdade absoluta que levou a humanidade aos mais sangrentos conflitos. No percurso da história, nada produziu tanta violência quanto às guerras de religião - cruzadas, guerras santas - tudo em nome da verdade absoluta.

A verdade, no entanto, está além da dominação humana. O homem não pode criar e gerenciar uma verdade única e exclusivista. Não há caminhos retilíneos que conduzam a uma única verdade. Todos os caminhos possuem suas próprias verdades. Não há verdade pronta e acabada. Qualquer conhecimento que o homem alcance será projeção relativa da verdade. Substitua a palavra "absoluto" por "relativo ou razoável" e desaparecerão todos os conflitos. A verdade não está no início, no meio e no fim, porque não existem: início meio e fim. Tudo é, tudo está. Tudo é caminho, tudo é percurso, tudo é dinâmico e tudo é mutável, nessa dimensão planetária. Aquilo que o homem conhece e muito daquilo que venha a conhecer está fadado a ser relativo.

A vida é a grande verdade, mas insolúvel e inalcançável na sua abrangência, porque é um eterno fluir. E o homem não pode "empurrar o rio da vida" ele já está a caminho, movido por força invisível e inteligente. Resta-lhe apenas fluir, apenas fluir, como o rio da vida.

"A verdade", pois, como leciona Osho, "É um pássaro em voo, não um pássaro engaiolado. Ainda que a gaiola seja de ouro, crivada de diamantes, uma gaiola continua sendo uma gaiola e não pode conter a liberdade". Assim também é a "verdade" - não pode ser contida ou aprisionada. Não pode ser prisioneira nem escrava de ninguém!

Substitua a palavra "absoluto" pela palavra "liberdade" e se terá alcançado o verdadeiro sentido da "verdade".

Somente os medíocres dizem-se absolutos. Os demais são seres que buscam ou procuram a verdade com extraordinário exemplo de sabedoria e humildade. A verdade, como a morte, faz calar as palavras. Somente os tolos deixam-se enganar. A vida é feita de enganos.

Os líderes religiosos, em sua grande maioria, enganam e são enganados. A propaganda da posse da verdade, na sua totalidade, é feita de enganos.

A maioria das opiniões não passa de opiniões. Ninguém sabe o que é a verdade. A história da humanidade está cheia de verdades inabaláveis que ruíram com o tempo.

promotor de Justiça