Revendo práticas

A pandemia da Covid-19 pegou de surpresa diversos setores da economia, em especial o segmento imobiliário, que tinha perspectiva de viver uma retomada vertiginosa em 2020. É oportuno, neste momento, rever práticas e encontrar respostas rápidas para construir, um ambiente propício à geração de novos negócios neste segmento. 

É momento de revisar as práticas de intermediação de compra e venda de imóveis. Todo o processo ainda é bastante físico, com estruturas de atendimento presencial e que precisam ser aprimoradas no ambiente virtual. As formas de apresentação dos produtos também estão em transformação, exigindo novos recursos tecnológicos. 

O movimento da própria Caixa Econômica Federal de fomentar esse setor é um sinal da importância e daquilo que representa. O mercado é maduro, está mais consciente, mas o que percebemos é que ainda existem empresas e empresários que acham que os modelos de seus negócios irão se perpetuar da forma e da maneira que se encontram, nesse sentido, posso afirmar, isso não é mais uma verdade. 

Muito se fala da digitalização do mercado, acredito que é um meio, mas não acredito que isso sozinho será caminho, temos que conjugar as estruturas e processos, pensando nesse novo mundo que nasce a partir dessa pandemia. 

Ter um plano de contingência, se antecipar junto a imóveis e contratos, principalmente os comerciais, levantando possíveis pontos alternativos à negociação é um exemplo. Ademais, será importante criar meios de comunicação eficiente e transparente e, se preciso for, renunciar à margem para que possam segurar contratos e garantir a longevidade do negócio. Por pior que seja o impacto no seu negócio em função da crise, lembre-se de que toda ajuda será bem-vinda. 

Eduardo Luíz
Administrador e CEO EPAR Business Experts