Paulo César Norões: momento de reflexão

Image-1-Artigo-2449979-1

Independentemente de ter sido praticado por um lunático ou por algum adversário político, o atentado que feriu, não só Bolsonaro, mas também a própria democracia, é momento propício para uma reflexão. Tolerância e respeito às diferenças são pressupostos da democracia. O discurso de ódio, venha de onde e de quem vier, esquerda ou direita, deve ser combatido. Que bom que todos os candidatos foram rápidos no repúdio à violência, se solidarizaram com Bolsonaro e reafirmaram seu compromisso com a democracia. Mas, é preciso ir além. Devem vir de todos os candidatos, inclusive da própria vítima, exemplos de tolerância, serenidade e equilíbrio. Campanha eleitoral não é guerra, mas uma oportunidade de debater os problemas do Brasil e como resolvê-los. E o ódio, decididamente, não é nem nunca foi solução.

Contra-ataque

Resposta de Geraldo Alckmin aos vídeos de Michel Temer, com críticas ao candidato por falar mal de áreas do governo que eram comandadas por aliados do tucano, foi igualmente dura. Alckmin, primeiro, lembrou que Temer não havia sido seu candidato, e sim do PT. E que o problema do governo não são ministros, mas o próprio Temer, "que não tem a liderança que precisa ter nem legitimidade", disse.

Cresceu

Ainda sobre a pesquisa do Ibope, Ciro Gomes cresceu em todas as regiões do País, inclusive Sul (8 pra 10%) e Sudeste (7 pra 8%). Mas o maior crescimento foi no Norte/Centro-Oeste (5 pra 13%) e Nordeste (14 pra 20%). Justamente onde está o maior eleitorado de Lula. Não é à toa, portanto, a estratégia de intensificar a campanha nessas regiões, que podem levar o pedetista ao segundo turno.

Trânsito

Detran-CE emplaca, por ano, cerca de 150 mil veículos, ou seja, 12,5 mil/mês ou 463 por dia. Houve um aumento de 60%. Somente em Fortaleza são 77 mil/ano e 6,4 mil/mês e 208 diariamente. Houve um crescimento em torno de 58%. Nos dois casos, prevalece o emplacamento de motos. Apesar do esforço da Prefeitura, a mobilidade urbana torna-se complicada a cada dia.

Visita

Senadora Kátia Abreu, vice-presidente na chapa de Ciro, visita Fortaleza, hoje, feriado de 7 de Setembro. Às 16 h, ela irá visitar com a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, o Lar Casa de Jesus, coordenado pela Irmã Conceição Dias e pela Irmã Maria de Lourdes Rabelo. A instituição promove trabalho voluntário, desde 1987, realizando assistência social a crianças e adolescentes com câncer.

"Neste momento, cabe a reflexão a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência. Tudo isso só estimula mais violência."

Claudio Lamachia
Presidente da OAB

Tem mais...

Pausa Ciro Gomes estava em Caruaru quando aconteceu o atentado contra Bolsonaro. De lá iria a Natal, mas preferiu suspender a campanha, ontem, para acompanhar melhor os acontecimentos.

Em casa Hoje, o presidenciável pedetista estará em Sobral e depois participa de comício em Massapê. Com ele, o governador Camilo Santana e o irmão Cid Gomes.

Turismo Ontem, Camilo Santana almoçou com representantes da hotelaria para tratar sobre a continuidade das políticas públicas do Estado relacionadas ao turismo.

Parada Candidato tucano ao Governo, General Theophilo reservou o 7 de Setembro para acompanhar o desfile militar na Beira-Mar. Desta vez do palanque. Não vai marchar.


Assuntos Relacionados