Paulo César Norões: cada vez mais gente

IBGE divulgou esta semana o novo censo demográfico. O Brasil já tem 208.494.900 habitantes, número fechado até julho passado. O Ceará aparece com 9,1 milhões de habitantes, um aumento de 700 mil nos últimos dez anos. Segundo projeção do IBGE, a cada nove minutos nasce uma pessoa no Estado. Fortaleza, com 2,6 milhões, distanciou-se ainda mais de Belo Horizonte, que está com 2,5 milhões. A diferença entre as duas capitais aumentou para 64 mil. Há 20 anos a situação era inversa. Caucaia chega aos 364 mil habitantes. É o único município afora Fortaleza que tem segundo turno eleitoral, por superar em 200 mil o número mínimo de eleitores. Juazeiro do Norte tem 272 mil habitantes e o quarto município cearense em população é Maracanaú, com 226 mil, seguido por Sobral, com 206 mil.

Compensação

Ciro Gomes não conseguiu fechar coligações que lhe garantissem um bom tempo no rádio e TV. Por outro lado, fechou com candidatos a governador em dez estados. De cada um, terá 25% do tempo da propaganda gratuita. Não é a mesma coisa, mas já é bem mais do que os poucos segundos que o PDT dispõe diariamente. Ciro crê que, junto com entrevistas e debates, seja suficiente para o povo conhecer suas ideias.

Jornada dupla

Mauro Filho é candidato a deputado federal. Porém, a rotina é a de um candidato a presidente da República. Mauro gasta boa parte do seu tempo em palestras para empresários e entrevistas e debates em jornais e TV. Afinal, é ele o principal assessor econômico de Ciro Gomes. E detalhar as ideias do presidenciável do PDT é fundamental. Campanha de deputado acaba ficando em segundo plano.

Jornada dupla 2

Quem também tem se dedicado em duas frentes é Camilo Santana. É que, além de fazer campanha, continua governador. E, como tal, tem que seguir administrando o Estado, fiscalizando obras, etc. Curioso é que às vezes está num compromisso como governador, aí vira a chave e vai a um evento como candidato. Tem antes que trocar de carro, pois candidato não deve usar estrutura oficial.

Equilíbrio

Apesar da indireta a Bolsonaro logo na primeira inserção na propaganda eleitoral, Geraldo Alckmin disse ontem, em visita ao Sistema Verdes Mares, que pretende se colocar como um candidato de propostas e serviços prestados. "Vamos mostrar o que fizemos porque há, às vezes, um abismo entre o falar e o fazer". Foco dele é o eleitor de centro, que anda cansado das trocas de acusações.

Empolgou-se

Presidente da Fiec, Beto Studart, não esconde de ninguém a admiração por Camilo Santana e o apoio à reeleição do governador petista. Quanto à eleição presidencial, no entanto, ele deve honrar sua condição de tucano. Pelo menos é o que se depreende do entusiasmado discurso de saudação a Geraldo Alckmin, que foi palestrar na Fiec. Candidato do PSDB se sentiu em casa.

"Vou classificar como terrorismo. O agronegócio já sofre com altos impostos e não pode continuar sendo massacrado por bandidos que invadem terras"

Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, sobre invasões de terra patrocinadas pelo Movimento dos Sem Terra

Tem mais...

Carinho Já são 32 anos desde sua entrada na política, a antiga cabeleira loura anda meio embranquecida, mas onde chega, especialmente no Interior, Tasso Jereissati ainda é saudado por populares como o 'Galeguim dos zói azul'. "Eles não esquecem, é impressionante", diz com ar de surpresa.

Previsão Prova do concurso para professor do Estado está prevista para o próximo dia 21 de outubro. Deverão se inscrever cerca de 50 mil candidatos. A banca é da Uece, que pela primeira vez realiza prova para concurso de professor de nível médio.

Por quê? Candidatos da área de Português se perguntam por que a banca trocou redação por gráficos (aritmética), que deveriam constar apenas na específica de quem vai fazer para professor de Matemática.


Assuntos Relacionados