Paulo César Norões: a irrelevância de Temer

O presidente Michel Temer é rejeitado por 76% dos eleitores brasileiros. No Nordeste, o percentual é ainda mais crítico: 86% reprovam a gestão do emedebista. A avaliação rápida dos números só confirma a irrelevância de Temer como agente capaz de influenciar a campanha eleitoral. Nem mesmo Henrique Meirelles, correligionário dele, o quer por perto nos atos de campanha e tem dificuldade de assumir ser parte do governo. Tanto que a investida judicial da campanha de Meirelles contra a candidatura de Alckmin (PSDB) deixou o Palácio do Planalto em apuros. Jurista, Temer nem sequer foi consultado sobre o pedido de impugnação e considera que a ação pode colocar o governo em dificuldade no Congresso Nacional com o 'Centrão', aliado do tucano. Mesmo com a máquina, o MDB tem sido coadjuvante na corrida presidencial.

Haddad rebate

Já foi bem melhor - não poderia ser diferente - a relação entre Ciro e os petistas. Ao comentar declaração de Ciro de que PDT e PSB seriam a "esquerda limpa", o candidato a vice de Lula, Fernando Haddad, disse ser injusta a colocação e devolveu ao pedetista: "há pessoas com problemas em todos os partidos, inclusive no dele".

Reeleição

A deputada federal Gorete Pereira (PR) vai tentar um 5º mandato na Câmara. O lançamento da candidatura dela vai ocorrer amanhã, à noite, em Maracanaú. Gorete, é bom lembrar, venceu disputa interna contra o ex-deputado Roberto Pessoa e fez o partido mudar de rota, deixando a oposição e se integrando à base aliada do governo Camilo Santana.

Demora

Estamos na Eleição de 2018, no entanto, a Justiça Eleitoral continua tomando decisões referentes ao pleito de 2016. Na segunda-feira, dia 20, o Pleno do TRE reformou a decisão da primeira instância - de abril deste ano - que havia cassado mandato do prefeito e do vice do Município de Tarrafas. Os dois estão exercendo os cargos há mais de um ano e meio.

Canal de denúncia

O Ministério Público Estadual disponibiliza um formulário eletrônico por meio do qual o eleitor pode denunciar casos de propaganda irregular na campanha eleitoral. A novidade é que os órgãos orientam denúncias também para o caso de divulgação de notícias falsas, as 'fake news', que podem influenciar as eleições. Acesse: https://bit.Ly/2w06mGG

"Fora do expediente cumprido no Governo, temos a tarefa de prestar contas com a população dos esforços e dos resultados alcançados".
Izolda Cela, vice-governadora e candidata à reeleição na chapa de Camilo Santana. Izolda comandou agenda de campanha, ontem, em Fortaleza.

Jatinhas

'Fidelidade' Em resolução definida ontem, o PT do Ceará decidiu orientar filiados de que "petista vota em petista". Nesta campanha, o governador Camilo Santana divide atenções entre o candidato petista a presidente e Ciro Gomes, do PDT.

Eleição é arte Ex-presidente da Assembleia, Domingos Filho percorre o Interior em busca de um novo mandato. Para convencer o eleitor, ele discursa, declama versos de Patativa do Assaré e até solta a voz no canto de músicas de forró.

Parceria Candidato pela primeira vez, o General Theophilo (PSDB) conta que tem aproveitado a popularidade do senador Tasso Jereissati e de Capitão Wagner para se tornar mais conhecido do grande público.

*Inácio Aguiar, redator interino.


Assuntos Relacionados