Injeção positiva

Os jogos do Campeonato Cearense, enfim, voltaram a ser realizados, liberados sob rígidos protocolos detalhados nos decretos estaduais do Governo do Ceará. Além das partidas do certame estadual de futebol, foram autorizadas também as atividades físicas individuais, como em esportes aquáticos, corrida, caminhada e ciclismo. Também foi dado sinal positivo ao retorno das assessorias esportivas, que precisam promover aulas em locais privados.

A liberação dos esportes descritos ocorreu pautada em critérios científicos e com muita paciência dos setores envolvidos, assim como também de torcedores e praticantes, ávidos por retomarem ou assistirem às atividades que promovem benefícios.

Os primeiros dias da volta do futebol ocorreram sem imprevistos, fato já verificado na liberação dos treinamentos das equipes. Até mesmo o Clássico-Rei, confronto de maior rivalidade do Estado, foi realizado. Algumas situações de aglomeração foram registradas entre membros de torcidas organizadas em bairros distantes da Arena Castelão na noite do jogo. Todavia, fatos isolados e que se aproximam mais da esfera policial, do que propriamente da esportiva.

No interior das praças de jogos, as compreensíveis restrições e adoção do "novo normal", com testagens de, pelo menos, 72 horas antes da partida, assim como aferições de temperatura, uso de máscaras e disponibilização de antissépticos para limpeza de mãos, foram realizadas, respeitando as determinações apontadas nos decretos estaduais.

No contexto comportamental, a retomada do futebol reacendeu o espírito esportivo na população, que carecia de situações lúdicas, que auxiliam na manutenção do isolamento social e do bem-estar pessoal. A prova são os números crescentes de audiência e de interesse durante os jogos.

O Sistema Verdes Mares está dando sua contribuição ao levar todos os detalhes e transmissões das partidas, cumprindo o papel como detentora dos direitos de transmissão do campeonato. Assim como tem mostrado amplamente, em todos os seus veículos, toda a série de regras para a prática esportiva individual, no sentido de facilitar a compreensão e contribuir no combate ao coronavírus.

A volta do esporte, como um todo, é uma injeção de ânimo para uma sociedade que sofreu e está sofrendo as consequências de um acontecimento imprevisível. Além de quem assiste, quem pratica atividade física adiciona elementos que contribuem para melhores condições de saúde (mental e física), o que é amplamente comprovado e divulgado na área médica.

Corpo são e mente sã: Ensinamentos antigos e que fazem sentido cientificamente. Uma população que começa a pensar em outros assuntos, mesmos os esportivos, tirando a exclusividade do medo e da angústia da Covid-19, começa a caminhar no sentido de encontrar uma luz no fim do túnel. Que as liberações continuem sendo realizadas pautadas nos conhecimentos científicos e que os praticantes e torcedores entendam, conforme orientações do poder público, a nova forma de contemplar, torcer e aproveitar a magia do futebol e da prática esportiva.