Espanhóis investem R$ 2 bilhões em parque solar em São Gonçalo do Amarante

Empreendimento vai gerar 1.500 empregos. Construção vai começar nos próximos meses

Legenda: Empreendimento ficará em área de 800 hectares
Foto: Shutterstock

O município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, receberá um investimento de R$ 2 bilhões para um parque solar que ocupará área de 800 hectares. O aporte será feito por uma multinacional da Espanha.

O empreendimento terá capacidade de geração de energia superior a 500 MW (Megawatts), suficiente para abastecer duas vezes a cidade de Caucaia.

Veja também

"A pretensão inicial deles era construir o empreendimento em uma área de 400 hectares. Como viram que o espaço era amplo e plano, acabaram comprando mais 400 hectares", informa o prefeito de São Gonçalo, Marcelo Ferreira Teles, o professor Marcelão.

Geração de empregos

São Gonçalo do Amarante
Legenda: Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, diz que serão gerados mais de 1.200 empregos
Foto: Kid Júnior/Diário do Nordeste

A usina solar já obteve os licenciamentos ambientais (federal e estadual). As obras devem começar em julho ou agosto, segundo o prefeito, com duração prevista de 8 meses.

Serão gerados mais de 1.500 empregos diretos. De acordo com o prefeito, a maior parte das vagas será destinada para trabalhadores locais.

A Prefeitura tem planos ainda de montar uma estrutura própria acoplada ao empreendimento para gerar energia e fornecer para os equipamentos municipais (escolas, secretarias, postos de saúde, etc).

 



Assuntos Relacionados