Novo Centro de Distribuição da Fedex agiliza entregas no Nordeste

A companhia conta com 100 CDs no Brasil. Três deles ficam no Ceará - em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral

Em expansão no Brasil, a Fedex Express acaba de inaugurar, na cidade de Conde, na Paraíba, um novo Centro de Distribuição (CD), com 7 mil metros quadrados de área. O empreendimento aumenta a capacidade de entregas no Nordeste - incluindo, claro, o Ceará - e deve também acelerá-las.

"Em relação ao tempo de trânsito, nosso prazo de entrega, em geral, foi encurtado recentemente. Com a nova estrutura, poderemos operar ainda melhor com esses novos prazos", projeta Rômulo Maranhão, diretor de Operações da empresa no Nordeste, em entrevista exclusiva para esta Coluna.

Assim como outros players do mercado, a Fedex tem investido na ampliação da estrutura logística diante da explosão da demanda do e-commerce.

A companhia conta com 100 CDs no Brasil. Três deles ficam no Ceará - em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral -, onde a Fedex gera 600 empregos. No Estado, a empresa atua com uma clientela que passa por diversos setores, entre os quais destacam-se o farmacêutico, o calçadista e o eletrônico.

"Outro segmento relevante para nós no Ceará é o de PMEs (pequenas e médias empresas). Elas representam 30% do nosso volume no Estado", detalha o executivo.

A filial de Fortaleza, inaugurada há um ano, possui 16 mil m², 95 docas e um sistema chamado de classificador automatizado, que agiliza os processos. Há ainda área refrigerada e uma frota de veículos com refrigeração para produtos farmacêuticos, além de veículos com blindagem elétrica para o transporte de produtos de alto valor agregado.

Em Sobral, a operação é estratégica para o segmento de calçados. Segundo Maranhão, a distribuição dessas mercadorias no tempo certo é fundamental para o sucesso das vendas, pois as lojas precisam receber os produtos adequadamente para acompanhar as ações de marketing do fabricante e atender o consumidor com celeridade.

Investimentos no Ceará

"O Ceará é um estado importante para a nossa operação. Há pouco mais de um ano, inauguramos uma nova unidade em Fortaleza para unir as operações da FedEx e da TNT, transportadora que adquirimos em 2016, e fortalecer nossa atuação no mercado", relembra, acrescentando ainda que a empresa está investindo na aquisição de novos veículos no Estado. Entre caminhões, carretas e vãs, a companhia possui uma frota de 3 mil veículos em todo o País.

Além da nova filial da Paraíba, foi inaugurado também um CD em Serra, no Espírito Santo, o segundo maior da empresa no Brasil (o de Cajamar, em São Paulo, é o primeiro), com 46 mil m².

Mundialmente, a Fedex Corporation atua em mais de 200 países, com receita anual de US$ 95 bilhões. Possui 550 mil funcionários e movimenta 16 milhões de pacotes diaramente. Possui 650 aeronaves em operação.