Integrantes da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) visitaram, na manhã desta terça-feira (1º), o Taguspark, polo de ciência e tecnologia em Portugal. Participaram da missão o presidente da Adece, Francisco Rabelo, e o diretor de Suporte a Negócios, Joaquim Perucio.
O objetivo é conhecer um dos mais eficientes cases europeus de desenvolvimento por meio de inovação e conhecimento.
Em Oeiras, na Grande Lisboa, o maior parque tecnológico do país gera 16 mil empregos em 150 hectares. São 160 empresas e 20 startups instaladas.
“O Tagus é uma inspiração para outras regiões. O Ceará, por exemplo, tem entre os seus clusters prioritários o Polo de Inovação. As empresas instaladas no Tagus representam 17% do PIB de Portugal com apenas 1,7% da população do país. Empresas de base tecnológica têm despontado nos últimos anos e, junto ao turismo, alavancam a economia do país”.
Transformação
“Há 40 anos a região era cercada por favelas e, principalmente nos últimos 15 anos, houve todo um trabalho para desenvolver Oeiras tendo o polo tecnológico como epicentro. Viemos conhecer de perto essa transformação que pode servir de espelho para o Ceará”, complementa Rabelo.
A visita faz parte de uma missão empresarial organizada pela Atlantic Hub e Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A programação inclui visitas às maiores aceleradoras e incubadoras de Portugal, encontro com investidores, visitas às maiores startups portuguesas e networking.