Matéria-184190

Faltou clima

Um clássico decisivo com o apoio de todos. Um clássico em que as equipes se eqüivalessem em produção e valores. Jogo, assim, capaz de empolgar multidões, superlotar o estádio e ornamentar a cidade. Jogo com muitos ídolos e times completos, ajustados. Assim eu gostaria de ver a decisão como assunto predominante nas ruas, praças, bares e botequins, restaurantes e biroscas. Mas a decisão 2004 esbarrou em contratempos que não permitiram jamais a geração de ambiente propício à sua realização. Choque de opiniões dividiu torcida e imprensa. Alguns por interesse pessoal, outros por interesses políticos, outros mais por disputa de audiência e ainda alguns pelo simples desejo de ser contra tudo. Não poderia dar certo. Foi melhor não acontecer agora. Fica para quando houver ambiente favorável.

Sensatez

Pela entrevista concedida por Fares Lopes ao Belmino, na TV Diário, notei sua inclinação pelo adiamento. À tarde na FCF, não deu outra. Sensata a postura do presidente da federação.

Preocupação

No programa do Belmino, Fares Lopes já dissera que seu maior interesse agora é ver a recuperação do Ceará, pois não quer o alvinegro rebaixado. Está correto.

Composição

Foi melhor para todos o acordo, visando a deixar para depois a decisão do certame estadual 2004. Atropelada como estava, por certo não atenderia às expectativas.

Relâmpago

Em tempo recorde, o Fortaleza contratou Mauro Fernandes. Ele tem o mesmo nível de Hélio dos Anjos. A semelhança no modelo de trabalho de ambos é grande. A diretoria tricolor agiu rápido, tal como fizera na saída de Givanildo.

Em Sobral

Dados do plantonista Paulo Rodrigues, da Verdinha: o último gol de Agnaldo aconteceu em Sobral, no dia 18 de junho, na vitória por 4 a 0 sobre o América (MG).

Pluralidade

O defeito de alguns cronistas é querer impor sua opinião como se fossem donos da verdade. Esquecem que, na democracia, importante é pluralidade de opiniões.

Luís Garapa

Morreu em Manaus o ex-jogador Luís Martins, conhecido como Luís Garapa, que brilhou no Usina Ceará na década de 60. Luís me visitou em 2002, quando esteve, no A Grande Jogada, com o Belmino. Saudade.

Marinho

Os leitores Fernando Dantas e Walmir P. Chagas identificaram como sendo Marinho o jogador que apareceu na foto do Ceará publicada anteontem e que muita gente pensou tratar-se de Magela. Hoje, o paraense Marinho é técnico.

Respeitado

Enquanto técnicos e jogadores, dependendo das ofertas, pulam de galho em galho, Lula Pereira demonstrou apego ao Ceará, pois até recusou boas propostas internacionais. E mais: mesmo depois que deixou o alvinegro, continuou nos bastidores tentando resolver o problema do clube. Por isso, foi alvo de pedidos de retorno por parte de torcedores, dirigentes e até do presidente, Alexandre.

Eu tinha o Alexandre Frota como presidente do Ceará. Hoje o tenho como grande amigo.
Lula Pereira