Ceará vence com méritos

No modelo da Copa do Brasil, ganhar fora de casa representa amplas possibilidades de classificação no jogo de volta. Assim o Ceará se estabeleceu em Santa Catarina. Fez 2 a 0 no Brusque e tem a vantagem de poder até perder por um gol de diferença na próxima quarta-feira no Castelão. A qualidade do futebol não agradou. A princípio o anfitrião experimentou abafar, mas não conseguiu dar continuidade. Logo o Ceará equilibrou, embora adotando uma postura de maior cautela. As oportunidades de gol foram escassas.

Somente aos 35 minutos um bom momento do Brusque com a conclusão de Alex Sandro que Prass neutralizou. Aos 39', uma lambança do goleiro Zé Carlos que entregou a bola nos pés de Ricardinho. Este enfiou para a Sobral que serviu Leandro: 1 a 0 Vozão. Na fase final, o Brusque subiu todo, mas esbarrou no muro alvinegro e nas defesas de Prass. O Ceará teve espaços amplos para os contra-ataques. Sobis mandou no travessão. Matheus desperdiçou ótima chance., mas Vina fechou o placar: Ceará 2 x 0. Uma vitória alvinegra bem no figurino da Copa do Brasil. Fora de casa, segurou o ímpeto do adversário e matou na retomada de bola. Para o jogo de volta o Ceará está com a vaga na mão.

Aperto

Hoje à noite, o Ceará vai de Santa Catarina para São Paulo. De São Paulo para Atibaia, onde fica. Como Atibaia fica a 20 minutos de Bragança Paulista, o Vozão vai no sábado direto para o Estádio Nabi Abi Chedid. Volta para Fortaleza no domingo (20). E já pega o jogo de volta com o Brusque na quarta. Desgaste muito.

Possibilidades

Há no Fortaleza boas condições de vitória sobre o Internacional. O Inter tem méritos. É líder. Thiago Galhardo, ex-Ceará, é destaque e artilheiro da Série A. Mas o Ceará, com time mesclado, dominou quase todo o 1º tempo e teve condições de sair na frente no placar com Mateus e Cleber. E só por desatenção da defesa, sofreu 1 a 0, aos 43' da fase inicial.

Qualidades

Claro que na fase final o Inter cresceu. E exerceu amplo domínio. Mas cabe uma observação: só chegou ao 2º gol por um erro grave cometido pelo jovem Gabriel Lacerda, que deu de presente a bola para Boschilia. Daí o 2º gol de Galhardo. Vejo, repito, condições de vitória tricolor.

A impressão geral é de que todo atleta negociado com o futebol árabe tem garantido o pé-de-meia. As possibilidades são boas, mas depende também de uma série de fatores. Osvaldo, que hoje brilha no Fortaleza, passou momentos difíceis no futebol árabe.

Osvaldo me disse numa entrevista que experimentou momentos de incerteza porque nada era como lhe tinha sido prometido. Só depois de muito sofrimento conseguiu desvencilhar-se para vir embora com a esposa. Torço para que dê tudo certo com Cariús.