O presidente e os desafios alvinegros

Leia a coluna deste sábado (30)

João Paulo foi reeleito. Aliás, sua reeleição era realmente tida como certa. E foi. Entretanto, a margem, com relação ao candidato Pedro Gabriel, ficou abaixo do esperado. Isso transmite ao vencedor uma responsabilidade maior ainda porque mostra a consistência da oposição. 

Em comentário anterior, já disse que o primeiro e mais importante desafio do novo presidente é montar uma equipe capaz de fazer bonito na Série A de 2025. Mais difícil do que a ascensão é a permanência na elite nacional. O Ceará precisa se garantir no alto, evitando entrar no chamado grupo “bate e volta”. 

Muito importante será a transparência do setor financeiro. Evitará as especulações decorrentes da maledicência humana. É simples tornar público o que entrou e o que saiu, ou seja, receita e despesa de cada mês. Assim, dentro das condições do cofre do clube, não ultrapassar os limites do poder aquisitivo.  

Outro desafio, será a reforma do estatuto do clube. Em tentativas anteriores, ficou provado que o tema é polêmico. Será fundamental um olhar mais flexível sobre a questão. João Paulo precisará de muito jogo de cintura. 

 

Importância 

 

Todo time deve ter uma oposição forte e responsável. Isso é importante para o exercício democrático. A oposição pode discordar. É normal. Faz parte. O que a oposição não pode fazer é criticar por criticar, bater por bater. Isso não é oposição: é radicalização. Cuidado para não confundir uma coisa com a outra. 

 

Decisão 

 

Hoje, em Buenos Aires, a decisão da Copa Libertadores da América. O Atlético tem um título de campeão, conquistado em 2013. Ronaldinho Gaúcho foi o grande nome da conquista. O Botafogo não tem título de campeão da Libertadores. Agora, pela primeira vez, chegou à fase final. 

 

Predomínio 

Nos últimos cinco anos, o futebol brasileiro ganhou todas as decisões da Copa Libertadores: 2019, Flamengo; 2020, Palmeiras; 2021, Palmeiras; 2022, Flamengo; 2023, Fluminense. Mas todos perderam o jogo final do Mundial de Clubes. Nesta parte, o futebol europeu ganhou todas. 

 

Últimas partidas 

 

Faltam três jogos para o Fortaleza encerrar a sua já brilhante participação na Série A nacional de 2024. O objetivo é permanecer no G-4. Em 2021, o Leão terminou em quarto lugar com 58 pontos em 38 partidas. Agora, em quarto lugar, o Fortaleza tem 65 pontos em 35 partidas.  

 

Mais 

 

O Fortaleza poderia estar com uma pontuação bem acima dos 70 pontos, se não tivesse sido tão prejudicado pelas arbitragens incompetentes. É uma campanha digna de todos os elogios. Nos próximos anos, caso mantenha a atual política e com um pouco mais de ousadia, o Fortaleza poderá surpreender o país, ganhando o título.