O ano que não terminou

Confira coluna do comentarista Tom Barros desta segunda-feira (1º)

Março chegou. Ótimo. Vamos vivendo em meio a tantos medos e horrores. Mas o ano 2020 no futebol segue. A Copa do Brasil ainda vai até o próximo domingo. Só aí então estará encerrada a temporada do ano passado. De coisas boas, a conquista da Copa do Nordeste pelo Ceará e a boa colocação do Vozão na Série A nacional, garantido na Sul-Americana. No Leão, a conquista do bicampeonato estadual. Como os anos estão misturados, já hoje, em Natal, o Ceará estreia na Copa do Nordeste 2021. Enfrentará o ABC. Um começo esquisito, sem Tiago Pagnussat, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Fabinho, Fernando Sobral, Charles e Vina. Será um Vozão time misto. O Fortaleza começa quarta-feira, dia 3. Recebe o CRB no Castelão. Não houve tempo sequer para desarrumar a casa, quanto mais para arrumar. O presidente do Leão, Marcelo Paz, abre novo ciclo. Gente que chega, gente que sai. Um novo Fortaleza se levanta para esquecer os vexames na Série A, onde foi salvo pelo saldo de gols. Reformas assim geram muita expectativa. Geram também incertezas. Marcelo tem a seu favor elevado índice de acerto nas contratações. Mas, como digo sempre, toda contratação é operação de risco. 

Contraste 

Ceni é amado e idolatrado pela torcida do Fortaleza. Com razão. Ganhou tudo. Sua passagem como técnico do Cruzeiro foi efêmera. No Flamengo, jamais empolgou. Mesmo sendo campeão brasileiro, sofreu e ainda sofre pesadas críticas por parte da crônica e da torcida.  

Vitória

Para marcar sua vida no Flamengo, só mesmo uma vitória consagradora na partida final contra o São Paulo. Deu exatamente o contrário: derrota no Morumbi. Isso evidenciou os erros do Flamengo, fato que nem a conquista do título conseguiu reverter.  

Credencial

O Ceará chega à Copa do Nordeste 2021 com o moral elevadíssimo. Além do título de bicampeão invicto, foi o melhor time do Nordeste na Série A nacional 2020: Ceará (11º), Bahia (14º), Sport (15º), Fortaleza (16º). Isso teoricamente. Quando a bola rola, uma nova realidade acontece. 

Pílulas

Tite, técnico da Seleção Brasileira, declarou que a pandemia poderá favorecer a convocação de atletas que atuam no Brasil. Quero ver se algum atleta de times do Nordeste será lembrado. Estão aí Vina e Fernando Sobral. Se ambos estivessem no Shakhtar Donetsk, seria mais fácil.