Na Venezuela um Vozão cheio de moral

O futebol é incrível. Em duas rodadas pode haver reviravolta de toda ordem. Depois dos dois fracassos, ou seja, eliminação no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste, o Ceará perdeu a confiança da torcida. Já agora, com o mesmo elenco, bateu o Independiente da Argentina e soube se impor também com bela vitória (2 x 3) diante do poderoso Palmeiras no Allianz Parque. Agora é o Ceará que está por cima. Recuperou a credibilidade e o respeito. Terá sido Dorival Júnior um milagreiro? Verdade é que há um novo Ceará. Ninguém sabe qual o tempo de durabilidade do novo selo. Até quando? O futebol é ao mesmo tempo fascinante e enganador. Quando mais dele se espera, nada sai. Quando alvo de todas as descrenças, surge uma vitória espetacular. De onde foi que o Ceará de Dorival Júnior extraiu tanto fulgor, visto que apagada estava a chama alvinegra? Como, de repente, surgiu brilhante um time, antes opaco, sombrio? Quem viu o Ceará no Allianz Parque certamente ficou sem entender que espíritos de craques resolveram fazer morada nos onze alvinegros. Hoje o Vozão está em La Guaira, na Venezuela. Que siga tão insinuante quanto no jogo anterior.  

 

Incerteza 

 

É muito complicado emitir opinião sobre um time que eu não vi jogar. Sobre o La Guaira sei apenas dados estatísticos, que servem de referência, mas nada garantem. Os números frios de um apanhado estatístico nem sempre traduzem a dinâmica de um time em movimento. Mas, se o La Guaira ganhou vaga na Sul-Americana, é porque tem seus méritos. 

 

Apreensão 

 

Compreendo os temores que invadiram os corações tricolores do Pici. Onde está o time envolvente, agudo, intensivo, que Vojvoda há algum tempo montou? Não sei o que houve. Duas derrotas em casa assustaram. Não foram apenas as derrotas, mas a forma com que aconteceram. Amanhã o Leão estará em Buenos Aires, no lendário Estádio Monumental de Nuñez. Aí será uma outra história. 

 

Apcdec 

 

O Encontro Estadual dos Cronistas Esportivos, promovido pela Apcdec no Umuarama Hotel, obteve êxito total. Oportuna confraternização entre associados do interior e da capital, além de debates sobre problemas da classe. O presidente Alano Maia fez emocionante discurso. Presidir a entidade requer amor, sacrifício, competência e ousadia, qualidades que o Alano tem. Parabéns mesmo.