Vida a bordo

Há 15 anos, a dentista Giordana Martins vive entre a terra e o mar, entre a casa fixa e a casa flutuante

Legenda: A vida a bordo: exercício da resiliência, obediência, respeito pela natureza, pela vida e, especialmente, ressalta o sentimento de cooperação
Foto: Divulgação

Foi um capitão armador experiente, morando em seu veleiro em Fortaleza, quem balançou o coração da dentista Giordana Martins e convenceu que outros sorrisos poderiam ser vistos fora do consultório. Levaram o barco para Bahia, um Estado com uma diversidade náutica incrível e uma cultura náutica vasta e, desde então, ajusta as velas do seu tempo.  

“Hoje, tenho uma família náutica no Brasil. Já estive em várias marinas pelo mundo. Participei das maiores regatas do Brasil, onde vivi o momento mais especial que o mar me presenteou: a chegada na ilha de Fernando de Noronha, após dois dias em oceano aberto, trouxe uma emoção que respirei, literalmente, o sentimento de gratidão”, relembra a velejadora.  

Legenda: Giordana na escolinha de velejo em Fortaleza, onde compartilha o lifestyle
Foto: Divulgação

Respeitar o tempo e a natureza são elementos indispensáveis para os desbravadores de oceanos. Vivenciar uma tempestade de 46 nós (85 km/h) é desesperador, mas Giordana diz que aprendeu ter tranquilidade para superar esses desafios. 

O Capitão tinha razão: a dentista está mais sorridente do que nunca. É incentivadora da vela oceânica feminina, que tem, cada dia, mais adeptas. É através da escolinha de vela oceânica, em Fortaleza e em Salvador, que compartilha o seu estilo de vida e a sua experiência com a natureza.  

Legenda: Registro do momento mais significativo da vida da velejadora: chegada em Fernando de Noronha
Foto: Divulgação

Viver a bordo é saber ser porto seguro em qualquer situação e entender que ajustar velas é importante para navegar na direção que o vento indicar. 

#TBT

Legenda: Família Lustosa da Costa na comemoração dos 80 anos do patriarca. Em pé, da esquerda para direita: Elcias Lustosa, Eugênio Lustosa, Roberto Lustosa, Edmilson Brito, Lustosa da Costa, Benevides Martins, Fred Lustosa, Carlos Efren. Sentados, da esquerda para direita: Clélia, Isabel, Socorro, Sr. Costa, D. Dolores, Lucia e Zenilda Lustosa
Foto: Divulgação

Francisco Ferreira Costa e Dolores Lustosa já tinham quatro filhos quando ele foi designado para fundar o IAPC, Instituto de Aposentadoria dos Comerciários em Sobral. Lá nasceram os outros dez filhos. O orgulho dos pais: todos os filhos fizeram curso superior. Ele faleceu em dezembro de 1994. A foto de hoje é para lembrar que existe saudade das boas também!

Por aqui e por aí

Vacinada - Dolores Lustosa (a mesma da foto do #tbt) aos 106 anos, agora escuta pouco, mas sabe muito: lembra do nome dos 14 filhos e a data de nascimento de cada um, além de todos os Estados e das capitais do Brasil. Na década de 50, trabalhou na Receita Federal em Sobral, fato inadmissível para uma mulher na época. Além da idade, tem 50 netos, 78 bisnetos e 2 trinetos. Uma mulher superlativa.

Legenda: Dolores Lustosa
Foto: Divulgação

Velejadores - A cearense Danielle Francis é uma verdadeira esposa de um “lobo-do-mar”. Casados há 19 anos, já fizeram boas aventuras pelo mundo! Na foto Dani está com os filhos do casal no veleiro que fica em Paraty.

Legenda: Danielle Francis em framília
Foto: Divulgação