Uma mulher com grandes atitudes

Ana Cristina Esmeraldo é primeira juíza à frente do Fórum Clóvis Beviláqua

Legenda: Ana Cristina Esmeraldo é primeira juíza à frente do Fórum Clóvis Beviláqua

A direção aplaudida do maior Fórum da América Latina é da juíza Ana Cristina Esmeraldo

O Fórum Clóvis Beviláqua é considerado como o maior prédio público da América Latina, uma organização integrada por 151 unidades judiciárias e 41 administrativas, com cerca de 2,4 mil colaboradores. É administrado por uma juíza, pela primeira vez na sua história. 
Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo assumiu como juíza estadual aos 24 anos. Por coincidência, 24 anos depois, tornou-se a primeira juíza a ocupar a direção do Fórum Clóvis Beviláqua. Antes, apenas duas desembargadoras, que também eram vice-presidentes do TJCE, haviam dirigido o Fórum. Amanhã, 29, ela será reconduzida ao cargo de diretora do Fórum, na gestão da desembargadora Nailde Pinheiro, que se inicia no mesmo dia. “Gosto e tenho alegria em cuidar, organizar e favorecer que todos estejam bem. Meu olhar sempre foi para as pessoas. É por elas e para elas que todas as instituições existem. E foi com esse olhar, valorizando a humanização e mantendo minha essência, que procurei conduzir o Fórum, tanto nas grandes mudanças estruturais como nos pequenos gestos, observando e tentando atender as necessidades dos usuários”, expressou Ana Cristina. O Fórum, em sua administração, é um local cada dia mais agradável e acolhedor, com atendimento resolutivo e com o olhar de uma mulher atenta tanto para quem trabalha lá, como para que o cidadão possa ter uma experiência positiva na busca pela Justiça. 
Ter atitude determina a direção e isso faz toda a diferença! A Si Si deseja mais sucesso na reconduzida gestão!

 

Um homem que fala com o futuro

lucio
Foto: LC Moreira

Eleito por unanimidade, Lúcio Alcântara toma posse hoje, de modo virtual, como novo Presidente da Academia Cearense de Letras sucedendo a escritora Ângela Gutiérrez. Em sua gestão, o novo administrador pretende dar continuidade para garantir a sustentabilidade da instituição e abrir a ACL para ouvir outras vozes e outros grupos literários acolhendo e interagindo com eles. Lúcio Alcântara alcança o que é atual. Ele é mesmo um imortal!  

No boqueirão de Lavras

lavras
Legenda: Boqueirão de Lavras da Mangabeira pelo olhar de Daniel Cardoso tem algo mais
Foto: Daniel Cardoso

Ana Célia Oliveira, leitora e jornalista, impactou a Si Si não só trazendo a beleza do boqueirão de Lavras, como relembrando que foi em Lavras da Mangabeira, bem pertinho deste cânion, onde nasceu uma mulher de personalidade revolucionária, rompendo padrões estéticos e sociais da sua época e que, com sua arte, ultrapassou os limites alencarinos: Fideralina Correia de Amora Maciel (1906 - 2002), a Sinhá d’Amora. A pintora contava que uma das coisas que mais gostava de fazer era tomar banho nas águas do Rio Salgado. É dela a frase: “Eu posso, eu quero”. É das mulheres que inspiram a SiSi!

Sinhá d'Amora
Legenda: Autorretrato da artista Sinhá d'Amora

Legenda: Uma das muitas pinturas modernistas de Sinhá d’Amora
Foto: Reprodução

Memórias de um marco

jmbo

Center Um. O primeiro shopping center de Fortaleza foi um marco histórico para a cidade. Inaugurado em dezembro de 1975, o grande auge da inauguração foi a entrada de um elefante no local do empreendimento que era símbolo da maior loja local: o Jumbo. O espaço era moderno com saídas de ar e uma escada rolante que só levava os visitantes para o andar superior (descer todo santo ajuda!). As lojas eram ótimas e variadas, tinha estacionamento no subterrâneo, o cinema era aconchegante e a lanchonete, que ficava no meio do pátio superior de onde se via e podia ser visto pelo shopping inteiro, era o máximo! Hoje, muitas intervenções foram feitas, mas quem andou por ali é capaz de voltar no tempo!