Paixão por si

Legenda: Lorena Feijó é médica exercendo a psiquiatria
Foto: Divulgação

Sexta-feira da Paixão é uma data religiosa cristã que relembra o doloroso caminho percorrido por Jesus até a crucificação. Fato tão significativo para boa parte do mundo que traz sérias reflexões até hoje, como foi feita pela psiquiatra Lorena Feijó, convidada da SiSi, para elevar o pensamento sobre o tema.  

Hoje é dia de conversarmos sobre a Paixão por Si. 

A paixão como sinônimo de amor avassalador entre duas pessoas tem ficado em segundo plano. Na verdade, o significado original da palavra em latim parece ter voltado “com tudo”: sofrer.  

A Sexta da Paixão original e a atual carrega um suportar calado: um choro sofrido e solitário. Sem abraços e sem despedidas. Todos têm vivido a verdadeira Via Sacra pandêmica há 1 ano. Além disso, hoje, a coroa de espinhos vem em forma de um dispositivo-capacete, bem como a solidão da cruz em formas de leitos gelados e em isolamento.  

“Quem exerce sua paixão por SI e pelo coletivo, em tempos de penitências, jejuns e sacrifícios diários, tem ressuscitado e encontrado novos significados de vida. A consciência da finitude humana e a vontade de experimentar todo o tipo de paixões e afetos com a máxima intensidade tem sido a tônica do momento.” esclarece a psiquiatra Lorena Feijó. 

Porém, a psiquiatra ressalta que “ao mesmo tempo que desperta esperança, a paixão, no sentido do que lhe toma por excesso, também pode causar desespero.”  

Então, como conviver com tantas dores e partidas? Veio de Cristo o grande ensinamento: transformar trevas em luz, ódio em amor, dor em redenção, luto em esperança. Tudo deve ser vivido, sentido e compreendido sem pressa,  sem cobranças e sem tempo estabelecido. 

“É tempo de fazer apenas o que o coração e a fé mandam. Só assim o restabelecimento do equilíbrio emocional ressurge e ensina a viver de forma saudável com a saudade eterna.” finaliza Lorena. 

  • DOCES AFETOS 

A coleção da @davilla.arte de Páscoa chamou a nossa atenção por estar desenvolvendo mimos especiais, exclusivos e cheios de doçuras com peças pintadas a mão pela artista Olga Maria. Vale a pena acolher essa dica e enviar o seu afeto nesses dias santos.  

  • DICAS! 

ORA, POIS!

Campeão em sabor os bolinhos de bacalhau caseiros da Zuila Vidal é uma boa pedida para o final de semana, desde que peça a encomenda com um dia de antecedência! 

CHOCOLATES

A incrível fábrica de chocolates de Lia Quinderé cada ano que passa mostra que com doce, sabor e amor é que se faz aquele ovo de Páscoa do Ceará. Resultado: sucesso de vendas e de sorrisos da chef.

O MUNDO DE LUIZA

O paizão Luiz Esteves está de férias e imerso no mundo maravilhoso da sua filha Luiza, que é onde irá passar a Páscoa com a esposa Rita Brito.



Assuntos Relacionados