Iracemas que correm

“Iracemas que Correm” é um grupo de mulheres amigas, divertidíssimas e maduras. Estas cearenses começam as manhãs correndo na Beira Mar de Fortaleza, local que conta com duas estátuas da índia Iracema. Mas, não foi pelas esculturas que o nome surgiu

Legenda: No grupo das “Iracemas que correm” diariamente elas vestem camisetas com frases de incentivo. Em cima, da esquerda para direita: Lenice, Andrea, Viviane, Ines, Karine. Embaixo, da esquerda para direita:Virginia Vilagran, Soraia, Eliana, Sylviane, Virginia Batista
Foto: LC Moreira

Tudo aconteceu a partir de um “devaneio literário” de uma delas: Karine David. Muitas coincidências aproximam a amante da literatura e corredora de rua da Índia Iracema, de José de Alencar. Karine tem origem portuguesa e quatro tios com nomes inspirados pela obra (Iracema, Martim, Caubi e Moacir).

Assim como a personagem, sofreu por amor e, dele, teve um filho. Admira Iracema por ser guerreira, astuciosa, inteligente e saber lidar muito bem com os homens, tornando-se uma mulher forte. Além de tudo isso, corria diariamente 60 km. Tal qual o grupo das corredoras contumazes.

Pronto! O nome escolhido era perfeito para aquelas mulheres que também tem algo em comum com a "virgem dos lábios de mel". Pareciam, até, as novas encarnações das escolhidas de Tupã. 

“Hoje, nosso grupo é formado por 45 mulheres cearenses corredoras de rua, maduras, inteligentes, independentes e que tiram dessa ideia o ócio criativo de correr pelas ruas de Fortaleza em clima de muita alegria e diversão.”, comentou a disposta Karine. 

Se antes, a leitura da obra de José de Alencar gerava chacota pelos homens de que era impossível a Índia Iracema correr 60 km todos os dias é porque, certamente, eles não experimentaram o vinho de Tupã na Lua Nova da tribo dos Tabajaras, nem realizaram sonhos e nem foram felizes como são as “Iracemas que correm”! 

Respirar

A Esmaltec, produtora, desde dezembro do dispositivo, realizou a doação de 300 capacetes Elmo à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Os equipamentos auxiliam a rede de saúde no combate à pandemia do coronavírus.

É grande reforço para o momento atual de adoção das medidas mais duras para tentar diminuir a transmissão e a taxa de ocupação de leitos nos hospitais.O Elmo ajuda a reduzir cerca de 60% o número de internações em UTIs e intubação de pacientes com baixa e média complexidade.

"O comprometimento social e o empreendedorismo estão na essência do Grupo Edson Queiroz, então, não medimos esforços para unirmos forças no combate à pandemia. Colocamos nossos melhores profissionais e nossa estrutura no desenvolvimento de estratégias, junto ao poder público, para que pudessem ajudar a minimizar os impactos causados pela Covid-19", afirma Carlos Rotella, presidente executivo do Grupo Edson Queiroz. 

Debate sobre o 5G

O CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, debaterá em torno do leilão da frequência 5G no Brasil. Outro aspecto é o que muda no cenário competitivo e nos desafios regulatórios do setor depois do leilão
Legenda: Brisanet foi fundada no fim dos anos 1990, em Pereiro, no Ceará
Foto: Divulgação

Acontece hoje, de forma online, o Seminário de Políticas de Telecomunicações promovido pela Teletime. O evento foi  idealizado para pensar, discutir e planejar as políticas setoriais de telecomunicações em 2021.  

Momentos da vida

Adriana Queiroz é a aniversariante do dia. A melhor anfitriã da cidade, nesse ano, resolveu ficar em oração por tantos que enfrentam essa fase da COVID no mundo.
Legenda: Adriana Queiroz é a aniversariante do dia. A melhor anfitriã da cidade, nesse ano, resolveu ficar em oração por tantos que enfrentam essa fase da Covid-19 no mundo
Foto: Divulgação

Liliana Linhares, Maria Lúcia Negrão e Sakie Brookes em dias de descanso e charme nas areias de Trancoso na Bahia.
Legenda: Liliana Linhares, Maria Lúcia Negrão e Sakie Brookes em dias de descanso e charme nas areias de Trancoso na Bahia
Foto: Divulgação