É tempo de mudar a roupa da alma!

A Sisi traz hoje uma mensagem especial do padre Eugenio Pacelli, uma pessoa iluminada, para a Quaresma. Acenda seu coração e reflita!

Legenda: Padre Eugenio Pacelli, sacerdote jesuíta, mestre em Teologia, escritor e diretor pastoral do Colégio Santo Inácio
Foto: Divulgação

“Quaresma é um 'tempo favorável' para a nossa vida espiritual. Quaresma é tempo de mudar a roupa da alma! 

​Viver a Quaresma, nesta segunda onda de Covid-19, dá-nos a oportunidade de repensar ações e modos de estar no mundo. Desintoxicar do ritmo frenético de atividades, da sede de produtividade, pensamentos negativos e murmurações. Gostar de estar consigo mesmo. Refazer laços e contatos já esquecidos, conversas em família, na escuta atenta um do outro, alimentando esperança em dias melhores. 

É tempo de jejuar, isto é, renunciar às palavras em excesso, ao ruído, à utilização compulsiva do celular, ao envio de mensagens supérfluas, que não contribuem em nada. Libertar a nossa existência de tudo o que a atravanca, inclusive da saturação de informações, verdadeiras ou falsas, a fim de abrirmos as portas do nosso coração àqueles que veem a nós. Que tal fazer o jejum da língua? Isto é, mais atentos em dizer palavras de incentivo, que reconfortam, consolam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam. Às vezes, para dar esperança, basta ser uma pessoa amável, que deixa de lado as suas 'preocupações' e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença. O melhor jejum será o do celular, para dar mais tempo ao encontro consigo, com os outros e com Deus. 

É tempo de crescer na caridade, no impulso do coração que nos faz sair de nós mesmos, gerando o vínculo da partilha e da comunhão. A caridade é o amor feito gestos concreto, se alegra ao ver o outro crescer, e de igual modo sofre quando o encontra na angústia: sozinho, doente, sem abrigo, desprezado, necessitado.

A caridade cristã não é um sentimento estéril, mas cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da pandemia de Covid-19. 
 

É tempo de oração, onde aprofundamos e alimentamos a fé na presença de Deus em 'noites escuras', descobrindo suas pegadas.  Iluminar o olhar pela fé é acreditar que esta situação não encerra apenas temores, mas possibilidades singulares. Pois, no recolhimento e oração silenciosa, a esperança nos é dada como inspiração e luz interior, que ilumina desafios e certeza de vitória. Quem reza confia, entrega e espera! Com Ele e Nele somos vencedores! 

Muitos não gostam de ouvir falar de Quaresma. É uma palavra que evoca tristeza. 'Tem cara de Quaresma', ouve-se dizer. Nem todos têm esse hábito de recolhimento e solidão, mas é necessário recuperar a sabedoria e o gosto de estar em casa, consigo e com os outros.

Cuidar do emocional, manter e alimentar a fé, olhar para dentro e corrigir atitudes, sentimentos e comportamentos. Quaresma é tempo para crer, esperar e amar. Faça deste tempo um tempo de graça para você e sua família!  
Uma Santa Quaresma para todos nós!”.

Padre Eugenio Pacelli

Já viu? "Mulher-Maravilha 1984"

"Mulher-Maravilha 1984" é daqueles filmes que tem uma assustadora sintonia com os tempos atuais. "MM84" traz a história da heroína dentro de um mundo realista, com motivações coerentes, com fraquezas capazes de arruinar uma sociedade por seus próprios impulsos.

Legenda: "Wonder Woman 1984"
Foto: Divulgação

A protagonista é vista por uma ótica vulnerável. Gente como a gente, sabe? Ela reencontra Steve Trevor, que a faz questionar o seu papel neste mundo, precisando balancear seus interesses pessoais com as necessidades do planeta que ela nasceu para proteger. O conflito emocional é apresentado de maneira muito honesta e evidencia um dos maiores desafios de ser uma super-heroína: priorizar os outros acima de si mesma.

A trilha sonora é empolgante. A cereja do bolo é a mensagem: o melhor caminho, mesmo que seja o mais doloroso, sempre será o da verdade. Cinco estrelas brilhantes para o filme! 

Sustentabilidade 

A Casa Linda Flor, espaço referência em autocuidado e beleza, foi um dos empreendimentos contemplados com o Selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). A iniciativa tem o intuito de reconhecer estabelecimentos que promovam ações de sustentabilidade em Fortaleza. A Casa prioriza, em seu espaço, produtos produzidos a partir de elementos naturais e biodegradáveis. Além disso, o empreendimento utiliza placas solares para o aquecimento da água e para a diminuição do consumo de energia elétrica, lavatórios verdes, poço profundo e cerca de 1,6 mil mudas presentes no local.  

Fortaleza do seu jeito 

Legenda: Zelma Madeira e Almerinda Maria estão entre as personalidades fotografadas por Igor Melo para a campanha do Shopping RioMar assinada pela Agência Advance, sob direção da gerente de marketing do shopping, Michele Ribeiro
Foto: Divulgação

O Shopping RioMar Fortaleza lança, em breve, a campanha “RioMar Fortaleza do Seu Jeito” com conceito que aproxima o público frequentador do shopping. O projeto traz 18 clientes que são personalidades conhecidas pelos fortalezenses e que frequentam cotidianamente o shopping. As importantes mulheres que estampam a campanha são: a assessora especial de acolhimento aos movimentos sociais no Ceará, Zelma Madeira; a artesã Almerinda Maria; a evangelizadora católica Ticiana de Paula e, a cantora Lorena Nunes.