Construir e cuidar da sua imagem é fundamental para alcançar o sucesso profissional

E a Sisi traz dicas para você entender a importância de passar a mensagem desejada à primeira vista

A vestimenta tem um papel fundamental na imagem e no comportamento das pessoas. Influencia a relação delas com o mundo. É por isso que a construção da imagem no contexto profissional faz toda a diferença na hora de ter sucesso profissional. 

Se você tem expectativa de crescimento profissional, comece a olhar com mais direcionamento para o seu guarda-roupa, já que estudos e pesquisas comprovam que a roupa usada no trabalho influencia, sim, como você se comunica. 

As roupas têm um significado simbólico e a experiência física de como e onde deve ser usada, também. A linguagem não verbal da imagem conversa com os valores.  

Pesquisas em universidades americanas e em sites de recrutamento profissional convergem numa confirmação: as pessoas que conquistaram o sucesso têm uma imagem coerente com aquilo que pretendiam alcançar. A questão econômica não foi o único fator para subir na carreira, mas, também, hábitos estratégicos que posicionaram o profissional para impulsionamento do seu objetivo.  

Legenda: Marcela Fabrício é estrategista de Imagem Pessoal e Profissional
Foto: Divulgação

Anote as dicas de outro da precursora do “Método Imagem 360” e impulsionadora de carreiras, Marcela Fabrício: 

Três elementos-chave para uma comunicação visual assertiva:  

  • Comportamento: Ações, Postura, Atitudes;  
  • Comunicação: Verbal e Não Verbal;  
  • Aparência: Guarda roupas e Cuidado Pessoal. 

“A primeira impressão pode abrir ou fechar portas para o sucesso”, afirma Marcela.

Essa primeira impressão é definida em até, no máximo, 10 segundos pelo cérebro que, rapidamente, avalia 4 fatores, sendo eles: 

  • Credibilidade;  
  • Carisma;  
  • Atratividade;  
  • Poder. 

“Para que uma comunicação seja bem-sucedida, abra portas e ajude a manter-se na dianteira, é imprescindível saber o que você deseja transmitir com sua imagem. Assim, o que poderia ser um grande sabotador de suas qualidades técnicas passa a ser um grande trunfo na vida pessoal e profissional”, destaca Marcela Fabrício.  

A SiSi lembra, ainda, que nas relações digitais a aparência não perdeu força. Muito pelo contrário! Nas reuniões online é fundamental ter um cuidado maior com a aparência, local apropriado e concentração.  

Legenda: Câmera ligada é sinal de educação para com os demais participantes virtuais associada a uma imagem que demonstra respeito pelo momento.
Foto: Divulgação
“Ter consistência e a coerência entre imagem e comportamento é a dica de ouro que deixo para quem deseja ser protagonista da sua história”, conclui a Estrategista de Imagem Pessoal e Profissional.