A vestimenta tem um papel fundamental na imagem e no comportamento das pessoas. Influencia a relação delas com o mundo. É por isso que a construção da imagem no contexto profissional faz toda a diferença na hora de ter sucesso profissional.
Se você tem expectativa de crescimento profissional, comece a olhar com mais direcionamento para o seu guarda-roupa, já que estudos e pesquisas comprovam que a roupa usada no trabalho influencia, sim, como você se comunica.
As roupas têm um significado simbólico e a experiência física de como e onde deve ser usada, também. A linguagem não verbal da imagem conversa com os valores.
Pesquisas em universidades americanas e em sites de recrutamento profissional convergem numa confirmação: as pessoas que conquistaram o sucesso têm uma imagem coerente com aquilo que pretendiam alcançar. A questão econômica não foi o único fator para subir na carreira, mas, também, hábitos estratégicos que posicionaram o profissional para impulsionamento do seu objetivo.
Anote as dicas de outro da precursora do “Método Imagem 360” e impulsionadora de carreiras, Marcela Fabrício:
Três elementos-chave para uma comunicação visual assertiva:
Comportamento: Ações, Postura, Atitudes;
Comunicação: Verbal e Não Verbal;
Aparência: Guarda roupas e Cuidado Pessoal.
“A primeira impressão pode abrir ou fechar portas para o sucesso”, afirma Marcela.
Essa primeira impressão é definida em até, no máximo, 10 segundos pelo cérebro que, rapidamente, avalia 4 fatores, sendo eles:
Credibilidade;
Carisma;
Atratividade;
Poder.
“Para que uma comunicação seja bem-sucedida, abra portas e ajude a manter-se na dianteira, é imprescindível saber o que você deseja transmitir com sua imagem. Assim, o que poderia ser um grande sabotador de suas qualidades técnicas passa a ser um grande trunfo na vida pessoal e profissional”, destaca Marcela Fabrício.
A SiSi lembra, ainda, que nas relações digitais a aparência não perdeu força. Muito pelo contrário! Nas reuniões online é fundamental ter um cuidado maior com a aparência, local apropriado e concentração.
“Ter consistência e a coerência entre imagem e comportamento é a dica de ouro que deixo para quem deseja ser protagonista da sua história”, conclui a Estrategista de Imagem Pessoal e Profissional.