Ame-se!

A Sisi fala da importância do amor-próprio com uma especialista, a psicóloga Carla Nogueira

Legenda: Carla Nogueira é psicóloga, formada pela Unifor
Foto: LC Moreira

Será que amor-próprio é algo que o ser humano vai construindo dentro de si? Carla Nogueira, psicóloga, foi a convidada da SiSi para tratar do tema, já que temos sempre notícias de ausência dessa falta de cuidado que as pessoas têm consigo mesmo. A temática está muito associada a rompimentos amorosos e é sobre esse viés que a psicóloga analisa: 

“Quando presenciamos uma situação em que alguém comete loucuras, prejudica a si mesmo, abre mão da sua individualidade, ou coloca o outro acima de tudo sem reciprocidade, normalmente questionamos: cadê o amor próprio? E, às vezes, fica muito perturbador e difícil viver uma relação assim para ambos os lados. Sofre quem “ama” e quem é “amado”; porque isso não se trata de amor...

Legenda: Carla Nogueira: a psicóloga faz atendimento clínico a adolescentes e adultos com abordagem psicanalítica
Foto: LC Moreira

Para amar de maneira saudável e equilibrada, percebendo o outro separado e diferente de si mesmo, é preciso que o ser humano tenha necessariamente experimentado uma relação suficientemente boa com os primeiros cuidados maternos. O amor-próprio, sem dúvida, é uma conquista! Uma verdadeira aquisição no desenvolvimento emocional primitivo. Como todo processo, como toda relação, passa por falhas. Falhas mais leves conseguem ser superadas naturalmente ao longo da vida e permitem relações equilibradas, respeitosas e com limites. Falhas que se constituíram mais importantes e severas podem precisar de análise pessoal para serem melhores compreendidas e, talvez, resolvidas.”.  

É importante perceber que a construção do amor-próprio muitas vezes não é apenas uma questão de querer. Trata-se de uma incapacidade que precisa ser tratada com um profissional capacitado. Portanto, fique atenta! Ter amor-próprio é ter coragem aceitar que chegou a hora de ressignificar a sua vida de uma forma correta. Ame-se! 

Já viu?

Legenda: “Sem Filtro” é um filme chileno, disponível no Netflix.
Foto: Divulgação

É num processo de terapia que Pía irá ressignificar a sua vida, já que tem um marido que a ignora, um chefe que a maltrata e um amigo que não a escuta. A insatisfação com a sua vida gera ansiedade, falta de ar e dores no peito e a publicitária não está mais disposta a pagar um preço tão alto. A película ainda discute temas como redes sociais e celebridades instantâneas. Entre erros e acertos, a protagonista percorre o seu caminho em busca de sua verdadeira liberdade. Fica a dica!

Novo olhar

O Museu da Fotografia Fortaleza está em Sobral realizando, até o dia 13 de fevereiro, em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, aulas sobre fotografia básica a oito adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O curso obedece todos os protocolos de saúde e tem parceria com o Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e Centro Socioeducativo de Sobral. O Museu da Fotografia Fortaleza cederá equipamentos e uma equipe especializada para ministrar sobre a importância da fotografia como fonte de registros e principais ferramentas para o conhecimento e reflexão. Esse novo olhar para a história da fotografia, associado a ações do curso além de estimular arte e cultura sob uma nova perspectiva entre formas e cores, possibilita que os jovens percebam que podem vencer na vida pela dignidade do trabalho. Viva a iniciativa!

Conquista

Legenda: Roteirista e produtor Vinicius Augusto Bozzo
Foto: Divulgação

O roteirista e produtor Vinicius Augusto Bozzo desde  início da sua carreira (2002) atua no mercado audiovisual do Ceará. Em janeiro, assumiu como Diretor de Comitês e Coordenador de Grupos de Trabalho da nova gestão da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) que congrega mais de 600 autores e roteiristas de todo o Brasil. Ele é competente e merece!