Em documentário, Sandy e Júnior trazem relato organizado entre transformações pessoais e musicais

Dividido em sete episódios, material é grande conjunto da mistura do crescimento dos dois em meio ao trabalho e da capacidade da dupla ao arrastar multidões desde o fim dos anos 80

Legenda: A turnê "Nossa História", realizada por Sandy e Júnior no ano passado, também ganha destaque na série documental
Foto: Foto: divulgação/Cesinha

Retratar histórias e carreiras é um desafio por si só. Transformar essa tarefa em algo agradável de acompanhar e envolvente também pode ser outro. Nestes quesitos, a série documental ‘Sandy e Júnior: A História’, lançada na última sexta-feira (10) por meio do streaming da Globoplay consegue os dois objetivos, no entanto, indo além: mostrando aos olhos de um público devotado os detalhes que foram moldando tanto a carreira da dupla de irmãos como a personalidade, ainda que não em completude, de cada um deles.

Em sete episódios, todos com direção de Douglas Aguillar, momentos icônicos da história dos dois são mostradas em tela, com entrevistas dos próprios, comentários dos familiares ou amigos e até mesmo imagens caseiras guardadas, anteriormente, a sete chaves. Segundo a equipe de produção do material, pelo menos 250 DVDs de filmagens foram usadas para integrar o documentário. Dito isto, é quase impossível rotular a produção como apenas  mais um adendo no legado construído pela dupla musical. Parece mesmo revelar detalhes por trás de uma carreira extensa, que chegou à marca de três décadas ano passado, e cheia de detalhes.

Para os fãs conectados intimamente com os filhos de Xororó e Noely, essa coluna já deixa o aviso da possibilidade das lágrimas ainda nos segundos iniciais do primeiro episódio. A escolha de como iniciar a série, para mim, não poderia ter sido mais acertada. Criar uma junção cíclica entre começo e fim - afinal de contas, os irmãos são família e não se desfizeram após o encerramento da carreira em 2007 - reforça o caráter nostálgico dos relatos encaixados. O mérito é justamente por ligar o espectador a uma história já “encerrada” com tanto a contar.

Legenda: Sandy também compartilhou relatos de momentos felizes e difíceis da carreira, sempre ressaltando a importância da parceria com o irmão
Foto: reprodução/Globoplay

A sensação é a de que até mesmo os espectadores não tão fãs dos dois músicos poderia acabar, eventualmente, acompanhando ao enredo retratado na série. Esse, inclusive, é outro ponto. Escolher dividir as diversas fases em episódios separados acaba sendo outro ponto positivo. Quase para impedir lapsos nos marcos importantes, o documentário supre a necessidade de percorrer temas específicos vivenciados por Sandy e Júnior, sejam eles da infância, adolescência ou fase adulta. O resultado é o de disponibilizar material suficiente para deixar qualquer admirar grato pela possibilidade de conhecer um pouco mais dos irmãos.

Se é para criticar algum ponto, que seja o da repetição incessante de alguns aspectos vividos pelos dois ao longo dos anos. 

Vida e música

Fora do espectro dos detalhes técnicos, acredito enxergar no documentário a importância da carga emocional. Claro, como fã da dupla e jovem que cresceu acompanhando ambos em programas de televisão e publicações impressas, talvez eu possa estar me deixando levar pela curiosidade para saber cada detalhe da vida de uns dos meus primeiros ídolos.

No dia anterior ao lançamento oficial do documentário, cheguei a entrevistá-los em coletiva para divulgação. Em meio a perguntas e sorrisos, Sandy e Júnior deixaram expostas declarações sobre como o tempo possibilitou a veiculação de uma série como esta, capaz de mostrar até mesmo o quanto ambos sofreram diante do sucesso estarrecedor. “Acaba sendo terapia aberta”, disseram diante de tantas perguntas ao falar sobre como se sentiam hoje, depois de tantos anos.

Legenda: Em um dos momentos, Júnior aparece na série emocionado por conta de acontecimentos da carreira
Foto: Foto: reprodução/Globoplay

O quarto episódio, sem deixar muitos spoilers do conteúdo por aqui, evidencia isso. Enquanto diante das câmeras só se vê o artista, nos bastidores vidas são marcadas, ainda mais as de duas crianças que cresceram diante de tantos holofotes. Enquanto a série parece uma romantização ou ode a tudo alcançado pelos dois, como um presente aos fãs e até a eles mesmos, o episódio é quase um responsável por mostrar como artistas também se submetem a situações transformadoras e complicadas.

No fim das contas, o material acaba sendo uma síntese de um caso bem sucedido do meio musical, mas também de como um país inteiro se encantou com duas crianças extremamente talentosas. Se causaram todo o alvoroço no ano passado em uma turnê comemorativa e continuam causando nas redes sociais separados em carreira solo, Sandy e Júnior são completamente responsáveis por ainda manterem o status elevado na música.