Quer começar a correr e não sabe por onde começar? Veja dicas

Apesar de fazer parte do atletismo, que é um esporte base, iniciar os treinos de corrida não é tão fácil quanto parece e requer atenção

Corrida é opção para quem procura atividade completa e com diversos benefícios à saúde
Legenda: Corrida é opção para quem procura atividade completa e com diversos benefícios à saúde
Foto: Shutterstock

Quem circula pelas ruas de Fortaleza, certamente, já se deparou com pessoas praticando a mais básica das modalidades, que é a corrida. Prática que vem se difundindo, cada vez mais, com o passar dos anos, requer cuidados e atenção, principalmente, para quem vai iniciar. 

Em entrevista à coluna, o profissional de Educação Física, Dicson Falcão, falou sobre a importância de um suporte para quem quer correr, os primeiros passos e como o cenário da Capital vem se transformando para os praticantes. 

"Já deixou de ser moda, é uma modalidade que cresceu e continua em expansão", afirma. 

Há alguns anos, o ponto de quem praticava a corrida era, principalmente, o calçadão da Avenida Beira Mar. Atualmente, em uma rápida volta no início ou final do dia, pela cidade, encontra-se corredores. A própria assessoria esportiva em que Dicson atua tem pontos fixos também no Cambeba e Cocó. Além disso, ele destaca que a prática tem sido bastante registrada também em municípios da Região Metropolitana. 

O profissional de Educação Física ressalta que alguns fatores foram fundamentais para essa disseminação da modalidade: " Há alguns anos, começaram a surgir eventos em Fortaleza, o que acabou atraindo muitos adeptos para a modalidade. Outro fator muito importante foram as assessorias, que deram uma alanvacada no quesito profissionalismo”. 

Eventos de corrida são responsáveis por difundir ainda mais a prática da modalidade
Legenda: Eventos de corrida são responsáveis por difundir ainda mais a prática da modalidade
Foto: José Leomar

Esse crescimento é observado na própria assessoria, que registra crescimento de alunos, após o baque sofrido por conta da pandemia. Em 2019, por exemplo, eram cerca de 200, atualmente, a quantidade já está em 280 e a tendência é aumentar ainda mais. 

Segundo Dicson Falcão, para quem quer iniciar nesse mundo desafiador, que é o de correr corretamente, acompanhamento profissionalizado é imprescindível: 

“A importância de um suporte, de uma orientação do profissional, é você conseguir fazer um trabalho correto desde a base, desde o início, para que você consiga ter uma evolução segura, que te permita lá na frente conquistas que geralmente quem está treinando sozinho sem orientação não consegue”. 

Em um primeiro momento, se certificar de que vai tudo bem com a saúde é fundamental. Por isso, passar por exames de rotina e uma avaliação completa é importante. 

Além disso, conforme o educador físico, investigar possíveis históricos familiares de problemas ortopédicos e relacionados à pressão ou ao coração é bastante relevante.  

Prática esportiva é cada vez mais difundida pelas ruas de Fortaleza
Legenda: Prática esportiva é cada vez mais difundida pelas ruas de Fortaleza
Foto: José Leomar

Para complementar, garantir equipamentos de qualidade, que também vão auxiliar na prevenção de problemas de lesão e inflamação. 

“Não necessariamente o aluno que está iniciando vai ser orientado a comprar o melhor tênis que existe no mercado, mas um que não atrapalhe ele, porque o fato de um equipamento atrapalhar você já é algo que vai deixar você desmotivado na continuidade”, observa.  

Dicas anotadas? Agora é só segui-las para iniciar uma das modalidades esportivas mais completas, que, além da sensação de liberdade, gera diversos benefícios à saúde, entre eles emagrecimento, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, melhoria da respiração, aumento da disposição e fortalecimento de músculos e ossos.



Assuntos Relacionados