Camilo Santana se emociona ao homenagear Cid Gomes com Medalha da Abolição; veja vídeo

"A gente conseguiu manter, preservar e estreitar uma relação. É um selo de comemoração de uma amizade", disse Cid sobre Camilo

O governador Camilo Santana (PT) se emocionou nesta sexta-feira (25) ao homenagear o senador Cid Gomes (PDT) com a Medalha da Abolição. Prestes a encerrar seu mandato como governador, o petista ressaltou a referência de Cid, seu antecessor e mentor político, na sua formação.

"Por falar em vocação e exemplo, o senador Cid Gomes é uma referência não só para quem venha a sentar na cadeira de governador do Estado, mas para todos que têm o privilégio de servir ao Ceará. Muitos dos frutos que temos colhidos nos últimos anos não seriam possíveis sem que Cid tivesse traçado os caminhos quando tão brilhantemente governou o Ceará por duas vezes", disse Camilo.

Veja também

A cerimônia da Medalha da Abolição, além de simbólica pela data magna da abolição da escravatura no Ceará, marca também o último ato de homenagens do governador.

A simbologia da relação entre Cid e Camilo - que podem se tornar companheiros no Senado, caso o petista vença a disputa pelo cargo de senador em 2022 - motivo pelo qual se desincompatibiliza do cargo até o final deste mês -, não passou despercebida pelo homenageado.

"É simbólico o Camilo ser o governador que me sucedeu e, ao final do oitavo ano de mandato dele, (conceder a homenagem). Tenho certeza que isso é muito mais uma homenagem a um estilo político de lealdade, de respeito, de valorização dos méritos, do que qualquer outra coisa", disse Cid, ao ser perguntando sobre os motivos da homenagem.

Ele ressaltou ainda ser "normal" desentendimentos entre sucessor e sucedido, o que não ocorreu entre ambos. "Camilo é meu querido amigo, tive o privilégio de tê-lo como secretário durante oito anos. É muito normal sucessor romper com o sucedido. A gente conseguiu manter, preservar e estreitar uma relação. É um selo de comemoração de uma amizade, mais oito anos incoporados a essa amizade", pontuou.

A relação desde o Governo Cid também foi citada por Camilo, em outro momento em que embargou a voz:

"Um dos grandes orgulhos que levo comigo foi o de ter sido seu secretário de estado, aprender, ali, lições que aplico diariamente e continuo aprendendo até hoje", ressaltou o governador.

Relação política

Em 2014, ao encerrar seus oito anos de mandato, Cid chegou a apontar cinco pré-candidatos dentro do seu partido na época, o Pros, mas, na reta final, anunciou o nome de Camilo Santana, do PT. Em 2018, foi eleito senador e passou a ser um dos principais articuladores políticos do Governo Camilo em Brasília.

Agora, Camilo deixa o cargo a ser assumido pela vice-governadora Izolda Cela (PDT), ligada a Cid Gomes desde a gestão dele como prefeito de Sobral, no início dos anos 2000. 

Com informações do repórter Felipe Azevedo.