Após saia justa, comando estadual do PDT deve intervir na posição do partido na disputa em Juazeiro

O pedetista Gilmar Bender contrariou decisão da legenda em âmbito estadual e anunciou, nesta terça-feira (15), apoio à candidatura do Podemos

Legenda: Apoio de Gilmar Bender a Glêdson Bezerra foi anunciado nesta terça-feira, em Juazeiro
Foto: Reprodução

Uma reviravolta envolvendo a posição do PDT na disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte causou mal-estar no partido, que vive uma saia justa no terceiro maior colégio eleitoral do Ceará. Após o diretório pedetista no município da Região do Cariri ter decidido retirar a pré-candidatura do empresário Gilmar Bender ao Executivo Municipal para apoiar o vereador Glêdson Bezerra (Podemos) a prefeito, a direção estadual do partido convocou uma reunião para esta quarta-feira (16) e deve intervir na decisão da legenda em âmbito municipal.

O apoio de Gilmar Bender à chapa formada por Glêdson Bezerra e Giovanni Sampaio (PSD) na vaga de vice, que tem partidos oposicionistas, como Pros e Podemos, na coligação, foi anunciado em convenção partidária realizada na noite desta terça (15). A aliança ocorreu após lideranças estaduais do PDT terem vetado candidatura própria de Gilmar Bender em Juazeiro do Norte para apoiar a tentativa de reeleição do prefeito Arnon Bezerra (PTB).

Mesmo com o apoio do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e de partidos como MDB, PT e PSD, do atual vice-prefeito Giovanni Sampaio, a pretensão de candidatura de Gilmar Bender esbarrou na decisão do comando estadual da sigla.

Há, no PDT, uma resolução nacional que estabelece a não formação de alianças com partidos alinhados ao Governo Bolsonaro. Questões nacionais já haviam afetado o tabuleiro eleitoral no município caririense. O próprio prefeito Arnon Bezerra, por exemplo, ignorou determinação nacional do PTB e formou chapa com o PT, o que fez o PSL deixar a coligação da situação mesmo após acordo.

Um comunicado foi distribuído aos membros da comissão executiva estadual do PDT, nesta terça, convocando para uma reunião virtual na manhã de quarta. Deliberações "sobre assuntos relacionados ao diretório de Juazeiro do Norte" estão na pauta. O comando do partido no Ceará deve desfazer a aliança com a candidatura de Glêdson Bezerra.