Financiamento para construção do túnel da Av. Domingos Olímpio tem aval em Brasília

Operação de crédito de US$ 150 milhões entre a Prefeitura e a CAF será para obras de mobilidade

A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, deu aval para que o Município de Fortaleza contrate um empréstimo de US$ 150 milhões com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para financiar projetos de mobilidade urbana. Estão inclusos nessa operação de crédito os recursos para a construção do túnel entre as avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi, um ponto complicado do trânsito da Capital. 

A comissão federal aprovou o pedido após analisar questões técnicas do financiamento e os aspectos fiscais da Prefeitura como a capacidade de endividamento. Para operações com entidades do exterior, o Governo Federal precisa dar um aval porque se torna fiador do empréstimo.

A construção do túnel e as outras intervenções urbanas fazem parte do pacote de obras lançado pelo prefeito José Sarto para 2024, último ano de sua gestão na Capital. 

Antes do fechamento do contrato entre as partes, o financiamento ainda precisa passar por votação no Senado Federal. Entretanto, a aprovação do procedimento na Cofiex é um passo importante para a confirmação do negócio. 

Os recursos serão usados, segundo o Executivo Municipal, para continuar financiando obras de mobilidade na Capital como a urbanização e pavimentação de vias na periferia da Cidade.

O projeto mais importante, entretanto, é a construção do túnel entre as avenidas Domingo Olímpio e Aguanambi. 

A obra deverá contemplar projeto paisagístico, novos passeios, e faixa de pedestre ao nível das calçadas com sinalização tátil. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e preveem a construção de um túnel com duas faixas de tráfego por sentido.   

O projeto faz parte do pacote de investimentos em obras de infraestrutura da Prefeitura para 2024. A data de execução dos trabalhos não foi divulgada.