Prefeitura de Fortaleza congela preço da passagem em 2020

passagem
Foto: Camila Lima

Após avaliação da planilha de custo apresentada pelo Sindionibus, que congrega as empresas de transporte coletivo, a Prefeitura de Fortaleza decidiu manter o preço da passagem de ônibus na Capital em 2020 no valor de R$ 3,60. O preço da meia-passagem permanece inalterado para este ano.

A planilha apresentada pelo sindicato do setor solicitava uma elevação que chegaria a seis centavos de real por passagem, mas a alta foi vetada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os valores são retroativos a novembro de 2019, data base para o reajuste da passagem na Capital. 

Com a confirmação, o fortalezense, pelo menos em tese, não terá reajuste até novembro deste ano, a nova data base para possível mudança de preço. A manutenção só não é 100% garantida por conta da crise entre Estados Unidos e Irã que podem, eventualmente, resultar na elevação anormal do preço dos combustíveis.

A Prefeitura da Capital reforça que tem apostado em investimentos no sistema de transporte público que trazem benefícios, no entendimento da gestão, aos empresários e consumidores, por exemplo, a implantação de faixas exclusivas, que diminuem o tempo de trajeto e os custos, a implantação de tecnologias como aplicativos meu ônibus que dão mais previsibilidade as rotas.

Ano eleitoral

A manutenção do preço das passagens, geralmente, evita a queda na demanda e garante um nível de passageiros que dão sustentação ao sistema. Garantem ainda ao prefeito Roberto Cláudio um insumo extra no ano eleitoral, em que não haverá desgaste com uma pauta impopular.