Unifor: MBA do agro anima os empresários

Empresários cearenses da agropecuária celebram a notícia, divulgada ontem pela edição digital desta coluna no portal do Diário do Nordeste, da criação do MBA do Agronegócio da Unifor, cujas aulas começarão no próximo mês de novembro. "Estamos de parabéns: a Unifor, porque criou o inédito curso de especialização, e nós da agropecuária, que agora contaremos com o apoio efetivo da academia", como disse Carlos Prado, fundador da Itaueira Agropecuária e vice-presidente da Fiec.

Luís Roberto Barcelos, sócio e diretor institucional da Agrícola Famosa, com sede em Icapuí e maior produtora e exportadora mundial de melão, tocou a mesma música: "Com certeza, esse MBA qualificará os executivos do Ceará vocacionados para a agricultura e a pecuária". A expectativa do empresariado é que o MBA do Agro, da Unifor, tenha um foco nordestino. "Uma vez que o agronegócio do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste é diferente do que se pratica aqui no semiárido do Nordeste" - opinaram Edson Brok e João Teixeira, produtores de banana na Chapada do Araripe (a empresa de Brok é a maior exportadora de banana do País).

"Sim, nosso foco será voltado para o agro do Nordeste, e o curso foi criado e será desenvolvido com esse olhar regional", anunciou a professora Mariana Mota, que, com sua colega Adriana Oliveira, coordenará o MBA, cuja grade técnica foi desenhada por Fabiano Mapurunga, CEO da Agropaulo Agroindustrial, uma empresa do Grupo Telles, controlado pelo empresário Everardo Telles.

A professora Mariana Mota impressiona-se com o "crescimento tão robusto e tão rápido" do agronegócio cearense, destacando a coragem e a ousadia dos que investiram e seguem investindo nele, abrindo milhares de empregos formais no interior do Ceará e dos outros estados do Nordeste.

Cristiano Maia, maior criador brasileiro de camarão, resume assim seu otimismo em relação ao MBA do Agronegócio da Unifor: "Se, de modo empírico e prático, já mostramos do que somos capazes de fazer com os nossos próprios esforços, imagine agora, com o auxílio da academia".

Ambev

Bons resultados da Ambev no terceiro trimestre deste ano. A receita líquida cresceu 21,2% em relação ao mesmo período de 2019, chegando a R$ 7,7 bilhões. O volume total de vendas (cerveja e não alcoólicos) aumentou 19,8% para 28,4 milhões de hectolitros, com crescimento de 1,2% na receita por hectolitro. Em cerveja, o volume de vendas aumentou 25,4% para 21,8 milhões de hectolitros. A receita líquida da venda de cerveja alcançou R$ 6,7 bilhões. Tudo isto em plena pandemia.

Ocupará 600 metros quadrados do Mezanino Norte do edifício BS Design a clínica odontológica Dr. Jório da Escóssia. Ela deverá ser inaugurada até o fim do primeiro trimestre de 2021. A propósito: Geraldo Luciano Matos Júnior informa que seu escritório de consultoria irá ocupar quatro salas do BS Design, até março de 2021.

Em carta aberta às autoridades, o Instituto Brasileiro da Cachaça denuncia: os destilados ilícitos já significam 37,9% do volume de vendas no Brasil. São mais de 130,7 milhões de litros ilegais que circulam por ano no País. Custando até 70% menos, eles colocam a saúde da população em perigo, sem pagar imposto.