Tom prado: 'alimento seguro e sustentável'

Tom Prado, coordenador do Grupo Técnico de Fitossanidade da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e CEO da Itaueira Agropecuária, com sede em Fortaleza e fazendas de produção no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia, transmite uma boa notícia: o Programa Nacional de Rastreabilidade de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) entra neste mês em sua segunda etapa. Para isso, o Ministério da Agricultura, a Anvisa e o Ibama trabalham juntos para melhorar e acelerar o sistema de extensão de uso de defensivos agrícolas para as chamadas pequenas culturas, também conhecidas como Culturas com Suporte Fitossanitários Insuficientes. (A indústria fabricante dos defensivos só tem dado atenção às grandes culturas, como soja, milho e algodão, por exemplo).

Segundo Tom Prado, a CNA posicionou-se favoravelmente à Consulta Pública de produção de defensivos agrícolas biológicos - os orgânicos - nas fazendas (denominados "on farm"), desde que seguindo parâmetros científicos estabelecidos em protocolos pelo próprio Governo. "Cada vez mais, a produção agrícola nacional, as frutas incluídas, está mais segura e sustentável, protegendo o meio ambiente", diz Tom Prado.

Sobre as consequências da Covid-19 na fruticultura, o CEO da Itaueira informa: "No mercado interno, houve crescimento das vendas nos supermercados, mas elas caíram nos restaurantes, nos hotéis e, também, nas feiras livres. Na exportação, quem atuava via frete aéreo sentiu, igualmente, a queda das vendas por causa da falta de voos". Prado prossegue: "No caso da Itaueira, todos os protocolos sanitários foram cumpridos nas nossas fazendas, e a boa consequência foi a ocorrência de nenhum óbito, sendo que todos os casos de contaminação registrados foram externos, não havendo qualquer caso de transmissão interna". Ele acrescenta: "Houve aumento de custos com a aquisição de EPIs e com as medidas sanitárias de distanciamento dos nossos colaboradores no seu transporte e nos seus locais de trabalho".

Tom Prado confirma que, se a oferta hídrica no Ceará vier a normalizar-se, a Itaueira deverá retomar sua produção de melão e melancia no início de 2022. Por enquanto, sua empresa produz essas frutas no Piauí e na Bahia, em áreas ainda não reconhecidas como livre da mosca da fruta (Aracati, Icapuí, Chapada do Apodi já o são). Ele está otimista em relação à chegada das águas do Projeto São Francisco de Integração de Bacias (PISF) ao açude Castanhão (previsto para o fim deste ano), o que poderá normalizar o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, da população das cidades do Baixo Jaguaribe e da agricultura irrigada da região. É um otimismo que agita todo o empresariado do agronegócio.

Mas há uma dúvida: falta definir o preço dessa água.

Comandado por pedro Lima, o grupo 3Corações comprou e assumiu 100% da Divisão de Café Torrado da multinacional japonesa Mitsui. A aquisição custou R$ 216 milhões. Líder do mercado nacional de café torrado, moído e cappuccino, a 3Corações comercializa mais de 25 marcas famosas de diferentes produtos.

Anuncia a federação Nacional dos trabalhadores nos Correios que, no dia 18 deste mês, iniciará greve geral. O movimento pede, entre outras coisas, aumento salarial, justo no momento em que trabalhadores das empresas privadas tiveram redução de salário. E se, durante a greve, a sociedade não sentir falta dos Correios?



Assuntos Relacionados