Tecnologia 5G: operadoras pedem leilão aberto a todos os concorrentes

Pressionado pelo governo dos EUA, o Palácio do Planalto parece inclinado a proibir a participação da chinesa Huawei no certame. A Huawei, cuja tecnologia é a mais avançada do mundo, está presente em 170 países.

Entidade que congrega as operadoras de telecomunicações no país, a Conexis Brasil Digital, novo nome da SindiTelebrasil, divulgou ontem comunicado em que se posiciona diante do próximo leilão 5G, a ser promovido em meados de 2021 pela Anatel.

Elas afirmam: 

“Diante do nosso papel fundamental na implementação da tecnologia 5G no país, e preocupadas com as incertezas geradas por essas discussões, ressaltamos a necessidade de transparência de todo o processo, prezando assim pelo princípio fundamental da livre iniciativa presente em nossa Constituição Federal”. 

Traduzindo: 

Clientes da chinesa Huawei, que lhes fornece produtos e serviços há cerca de 20 anos, as operadoras sugerem, nas entrelinhas, que o governo brasileiro abra a licitação à participação de todas as concorrentes, incluindo a gigante asiática, cuja tecnologia é hoje a mais avançada do mundo. 

Pressionado pelo governo dos EUA, o Palácio do Planalto parece inclinado a proibir a participação da Huawei no certame. 

A Huawei está presente em 170 países. 

As operadoras brasileiras emitem uma clara opinião de advertência ao governo Bolsonaro: 

“Esse ambiente de incertezas pode impactar o desempenho do setor, pois eventuais restrições implicarão potenciais desequilíbrios de custos e atrasos ao processo, afetando diretamente a população. Questões como preço, escala mundial e inovações tecnológicas dos fornecedores hoje presentes no país são determinantes para que as melhores soluções e custos competitivos do serviço possam ser oferecidos pelas operadoras aos cidadãos”. 

Todos os fornecedores globais já atuam no país nas tecnologias 4G, 3G e 2G. 

Assim, diz a nota das operadoras, “uma eventual restrição a fornecedores do 5G pode atingir também a integração com a infraestrutura já em operação, com consequências diretas nos serviços oferecidos e custos associados, mais uma vez prejudicando os cidadãos brasileiros usuários dessa infraestrutura”. 

Traduzindo, de novo: 

Se outra empresa, que não a Huawei, vencer a licitação da Anatel, estimam as operadoras que a implantação da tecnologia 5G no Brasil atrasará de dois a três anos, pois terão de ser jogados no lixo todos os equipamentos hoje utilizados, o que resultará em brutal aumento de custos, cujas consequências atingirão diretamente o bolso dos usuários, isto é, todos nós. 

No final do comunicado, as operadoras lembram: 

“Representamos cerca de 4% do PIB e já investimos no país mais de R$ 1 trilhão desde a privatização, o que nos permitiu dar uma resposta robusta à atual crise. Somos um setor que emprega quase 2 milhões de profissionais, diretos e indiretos, e um dos que mais contribuem com pagamentos de tributos ao erário público”. 

Eis um abacaxi para o presidente Jair Bolsonaro descascar.

BLACK FRIDAY

Deve ter sido bom para os supermercados a Black Friday. 

Ontem, durante todo o dia, eles estiveram lotados. 

Em alguns, porém, os produtos oferecidos com atrativos descontos, como os vinhos, logo esgotaram seus estoques. 

A Black Friday já foi melhor. Na verdade,  há hoje, cercando-a, muita desconfiança de ela estar a embutir fraudes nas vendas online.
 
MORRENDO

Entrou em estado de coma o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). 

Reparem: quinta-feira, 26, por decisão do Ministério do Desenvolvimento Regional, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) abriu licitação para a escolha da empresa que fará o projeto executivo do Sistema Seridó, no vizinho Rio Grande do Norte, onde o Dnocs atua há mais de 100 anos.  

Seria uma tarefa natural para o Dnocs executar, mas a opção do MDR foi pela Codevasf, que deverá assumir a gestão do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. 

O Sistema Seridó será um conjunto de adutoras que levarão água a 24 municípios do Oeste potiguar.
 
CAIXA ABERTA

A Caixa Econômica abrirá nove agências no Ceará neste sábado, 28, das 8 às 12 horas.

Será para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Auxílio Emergencial Extensão nascidos em agosto e setembro dos Ciclos 3 e 4.

Em todo o país, serão 762 unidades abertas. 

Foram creditados R$ 6,1 bilhões para esse público.

UNIMED

Inaugurada nesta semana, já opera mais uma Clínica de Saúde Integral da Unimed Fortaleza, desta vez no Grand Shopping Messejana. 

A iniciativa faz parte do plano de expansão da Unimed para estar mais perto dos seus clientes, com foco na prevenção e na promoção da saúde. 

Na clínica do Gran Shopping, os clientes da cooperativa podem realizar consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar e atendimento médico especializado voltados para o cuidado com a saúde integral dos seus pacientes.

CONVERGÊNCIA

Realinharam suas posições o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Amigos há muito tempo, os dois divergiram publicamente há dois dias.

Guedes criticou Campos Neto por haver dito que o país precisa de disciplina fiscal, sem o que o mercado manterá preocupação com o crescimento da dívida pública.

Os dois disseran ontem que suas opiniões são convergentes. 

E não se fala mais nisso.

CONSTRUÇÃO CIVIL

O número de pessoas ocupadas na Construção Civil passou, em todo o país, de 5,323 milhões no segundo trimestre para 5,722 milhões no terceiro trimestre deste ano.

O setor registrou, pois, incremento de 399 mil ocupações.

A Construção Civil foi o setor com os resultados mais positivos no mercado de trabalho no terceiro trimestre de acordo com a PNAD Contínua, do IBGE, divulgada ontem, sexta-feira, 27.

 



Assuntos Relacionados