Segurança Pública na Chapada do Apodi terá câmeras de vigilância

Produtores estão dispostos a colaborar com a Polícia para que a região, importante polo produtor de alimentos no Ceará, se livre dos atentados que põem em risco a atividade econômica.

Importante polo da agropecuária cearense, a Chapada do Apodi receberá maior e melhor atenção das polícias Civil e Militar, segundo prometeu ontem o coronel Paulo Sérgio Braga, secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. 

Ele se reuniu por vídeo conferência com um grupo de mais de 20 produtores da região, entre os quais os do Distrito Irrigado Jaguaribe-Apodi (Dirja), que enfrentaram, nos últimos 60 dias, dois atentados: desconhecidos atearam fogo a gigantescos fardos de algodão, cada um pesando 17 toneladas, e até agora a Polícia desconhece a identidade dos seus autores. 

Durante a reunião virtual, foram recolhidas várias sugestões, sendo que a de mais rápida execução parece ser a da volta do policiamento à área produtora da Chapada, que dela se retirou logo após a eclosão da última greve na PM. 

Produtores do Dirja ofereceram uma camionhete para uso da Policia.

Outra ideia de fácil viabilização será a instalação de câmeras de vigilância para o que a iniciativa privada contribuirá, construindo pelo menos uma torre para a fixação de antenas retransmissoras de sinal de banda larga. 

A volta do policiamento à Chapada do Apodi deverá reduzir os casos de desaparecimento de motobombas e até de transformadores da Enel, que se registram em diferentes áreas do Dirja. 

Os empresários pediram ao coronel Paulo Sérgio que seja reforçado também, naquela região, o combate ao tráfico de drogas, e um deles aludiu ao porto de Natal. 

É por esse terminal marítimo que é escoada parte da produção de frutas do Ceará e do Rio Grande do Norte, em cujas embalagens a Polícia Federal já descobriu pacotes de cocaína. 

No Porto do Pecém, que conta com modernos “scanners”, isso ainda não aconteceu.

CAMARÃO

Para o agrônomo José Maria Carvalho, aposentado do BNB, a decisão da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que autorizou a importação de reprodutores de camarão dos EUA, com elevado padrão genético, “é uma medida de suma importância para a melhoria da produtividade da carcinicultura nordestina”. 

Ele acrescenta: 

“A ausência dessa importação, por muitos anos, estava favorecendo a consanguinidade dos nossos camarões, com impacto negativo na produtividade da carcinicultura de toda a região Nordeste”.

SÃO FRANCISCO

Empresas dispostas a tomar parte de possível PPP para a gestão do Projeto São Francisco de Integração de Bacias mandam mensagem a esta coluna. 

Afirmam que o poder público, sozinho, não conseguirá administrar o empreendimento, que, entre outras coisas, necessitará de uma terceira via privada com sustentabilidade energética.

LIQUIDACÃO

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, o empresário Assis Cavalcante, dono, com os filhos, da rede de lojas Óticas Visão, está otimista com a próxima “Fortaleza Liquida”, que neste ano se realizará de 3 a 13 do próximo mês de setembro. 

A mega promoção do varejo mobilizará lojas de rua e de shoppings. 

Reaquecer as vendas será o objetivo. 

Haverá sorteio de um automóvel, de uma moto e de um caminhão de prêmios.

 



Assuntos Relacionados