Secretário Maia Júnior adverte: a empresa que não inovar irá à falência

Com o seu jeito peculiar de persuadir, ele põe os olhos na indústria e no comercio, com a ressalva de que "o agronegócio é a área da economia do Ceará que mais investe na inovação, e por isto mesmo progride".

Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, o engenheiro Maia Júnior tem refletido sobre o futuro da economia brasileira - a cearense no meio - depois que passar esta pandemia virótica. 

A primeira questão que ele levanta é como um pedrada na testa do empresariado. 

"Que entidade industrial, comercial ou do serviço já encomendou uma pesquisa - mas uma pesquisa séria, feita por empresa reconhecidamente especializada - sobre que mercado surgirá pós Covid-19?" 

Com o seu jeito peculiar de persuadir, Maia Júnior põe os olhos na indústria e no comercio, com a ressalva de que "o agronegócio é a área da economia do Ceará que mais investe na inovação, e por isto mesmo progride". 

E desafia este colunista: "As lojas de material de construção foram reabertas. Vá lá ver quantos clientes saíram de casa para comprar". 

Ele explica e adverte: 

"A pandemia mudou o hábito de comprar. Mais do que isso, hierarquizou a compra, e o comerciante ainda não percebeu essa mudança". 

Na sua opinião, "é a economia do mundo que está mudando na velocidade do Falcon 9”, o foguete que, depois de colocar em órbita a SpaceX, ambos inventados pela Tesla,  retornou íntegro à base de lançamento na Flórida. 

"Estamos todos - inclusive o governo - desafiados a inovar, e este é o apelo que faço aos empresários cearenses. Eles devem usar a força, o prestígio e o poder que têm para mudar o que deve ser mudado na indústria, no comércio e no serviço. Quem não inovar irá à falência no Novo Mundo", sentencia Maia Júnior.

TECNOLOGIA

Roberto Nogueira, dono da Brisanet, uma das maiores e melhores empresas de Telecom do País, anunciou ontem em "live" com empresários da indústria e da agropecuária: 

"As grandes operadoras de telefonia não se interessam pelas pequenas cidades do Nordeste e muito menos pela zona rural dos seus 1.795 municípios. Mas a Brisanet se interessa, e muito". 

E antecipou: "Até 2022, os estabelecimentos rurais nordestinos enlaçados pela fibra ótica da Brisanet terão tecnologia 5G", prometeu ele. 

REABERTURA

Marcos Novaes, engenheiro e empresário, sócio e CEO da Novaes Engenharia, resumiu assim a reabertura, ontem, dos seus canteiros de obras: 

“Foi tranquilo. Seguimos os protocolos da CBIC e do Sinduscon. Nossos colaboradores voltaram com vontade firme de trabalhar. Mas só dentro de 30 dias ganharemos ritmo. Estamos nos esforçando para fazer jus ao crédito de confiança que deram ao nosso setor o governador Camilo  e o Dr. Cabeto”.

LUIZA

No primeiro trimestre deste ano, a rede de lojas Magazine Luíza registrou aumento de 72,6% nas suas vendas pelo e-commerce em comparação com igual período de 2019. 

Isto equivaleu a 53,3% das vendas totais. 

A boa performance veio embalada com o resultado da Netshoes, adquirida pela empresa de Luiza Trajano em meados de 2019. 
Apesar disso, a Magalu estima um impacto negativo de R$ 500 milhões em vendas não realizadas no período, registrando um lucro líquido de R$ 30,8 milhões no primeiro trimestre, uma queda de 76,7% no comparativo anual.