Ramal Salgado-Apodi põe Marinho na Fiec

Tem relevante importância o evento de hoje, às 16 horas, na Fiec, quando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciará "medidas de apoio para o desenvolvimento do Norte e Nordeste". Entre essas medidas, incluem-se o anúncio da licitação para a construção do Ramal Salgado-Apodi, última etapa do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, e as diretrizes para a pretendida renegociação das dívidas de empresas nordestinas com o Finor. Vamos por partes, porque os temas são de respeitável complexidade.

Ontem, esta coluna viu uma pulga atrás da orelha de empresários da agropecuária do Ceará, que sonham com o ramal do Salgado-Apodi. Temem eles que a licitação a ser anunciada priorize, no tempo, apenas o canal principal do projeto, que sairá do açude Engenheiro Ávidos, na Paraíba, em direção ao rio Apodi, no Rio Grande do Norte. Está previsto que, na altura do Km 30, esse canal será bifurcado, ganhando um braço em direção ao rio Salgado, no Ceará. O canal principal terá largura e profundidade suficientes para uma vazão de até 40 m³/s e terá como destino final a barragem potiguar de Santa Cruz. O ministro dissipará esta e outras dúvidas no seu pronunciamento de hoje.

Quanto à solução para o passivo do Finor (Nordeste) e do Finam (Norte), é igualmente grande a expectativa do empresariado cearense sobre o que anunciará Rogério Marinho. O Finor e o Finam, que foram fundos mal administrados pela Sudene e a Sudam, têm hoje patrimônio perto de zero por causa da inadimplência da maioria das empresas que eles incentivaram só pela metade.

"A maioria dessas empresas não pode ser culpada pela incompetência dos administradores do Finor e do Finam, que, atrasando as liberações dos recursos, levaram-nas à busca de socorro no mercado financeiro para a conclusão dos seus projetos, pagando por isso juros estratosféricos", como disse à coluna o consultor empresarial Sérgio Melo. Transformada em debêntures, essa dívida cresceu como uma bola de neve e hoje passa dos R$ 40 bilhões, mais da metade dos quais no Finor. Um projeto-de-lei ou uma Medida Provisória poderá encaminhar, via Parlamento, uma solução que permita o retorno das empresas à condição de adimplentes. Hoje tudo será esclarecido.

Papel

Boa notícia para exportadores! Informa a Superintendência do Mapa no Ceará: até terça-feira, 20, será reposto o estoque de Certificado de Fitossanidade, impresso pela Casa da Moeda. A greve dos Correios atrasou a chegada de encomenda.

Prossegue em alta velocidade a duplicação da CE-155, que liga a BR-222 ao Porto do Pecém. A obra ganhou intensidade após a chegada da Construtora Luiz Costa, do Rio Grande do Norte, incluída entre as maiores do Nordeste. Mesmo assim, a duplicação só estará pronta no segundo semestre do próximo ano.

Flagrado pela policia Federal com R$ 30 mil em espécie, na cueca, o senador Chico Lopes pediu demissão da vice-liderança do Governo no Senado. O parlamentar do DEM é acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro para o combate à Covid, em Roraima. Esses políticos são caso de Polícia!



Assuntos Relacionados