Quem deveria dar bom exemplo faz o errado

Mergulhado na obscuridade que castiga quase todos os setores da vida nacional, o Brasil e os brasileiros tentam buscar as razões que os levaram ao seu estágio atual de crise na economia, na política, na ética, na moral, nos bons costumes, na relação entre as pessoas, nas artes e na cultura (não há mais escritores como Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado, Clarice Lispector, Monteiro Lobato e Raul Pompeia, nem poetas como Castro Alves e Olavo Bilac, mas crescem e são lidos magos iletrados). Quem deveria reorientar a Nação e seu povo, colocando-os de volta à normalidade dá o mau exemplo, desrespeitando o que, clara e indubitavelmente, determina a Constituição. A Carta Magna de 1988, produto de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusivamente convocada para a tarefa de elaborá-la, proíbe a reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Ela diz no parágrafo 4º do seu artigo 57: "Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente". Alguma dúvida? Para os mais famosos advogados ou para qualquer rábula, não há uma única dúvida a dissipar, tudo está escrito de maneira cristalina. Mas para boa parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), há dúvidas, sim, e elas permitem que Rodrigo Maia e David Alcolumbre se reelejam. A decisão do STF só será definida na próxima semana, mas ela tende a ser, majoritariamente, favorável a Maia e Alcolumbre, que, de costas para o interesse nacional, não pensam em noutra coisa a não ser no interesse pessoal. Faltam exemplos que modelem a atividade política e a ação dos políticos. Jovens vocacionados para a vida pública estão perplexos e desorientados - e até desmotivados - pelo que veem, pelo que leem e pelo que ouvem dos seus políticos e de quem, acima deles, os deveria guiar de acordo com a letra fria da Lei, máxime quando se trata da Constituição. Diante do presente, o futuro que se vê é mesmo obscuro.

Promessa

Tereza Cristina, ministra da Agricultura, prometeu ao presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Flávio Sabóya, que virá a Fortaleza no fim do próximo mês de janeiro.

Depois de inaugurar, ontem, no belo Shopping Iguatemi, sua 52ª loja, a rede varejista Zenir anuncia: ainda neste mês de dezembro, abrirá grande unidade no Shopping Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e outra no Grand Shopping, em Messejana, na região Sul de Fortaleza. Zenir é empresa do varejo que orgulha o Ceará.

Prefeitos eleitos no último domingo já encaram a fria em que se meteram. Um deles terá a árdua missão de comandar a gestão de uma importante prefeitura da RMF. Confessou à coluna que receberá "uma herança maldita, com um orçamento deficitário e escandalosa dívida". Afirmou: "Reduzirei a despesa no primeiro dia".



Assuntos Relacionados