Projeto São Francisco: o problema é a energia

Estão muito preocupados o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Agência Nacional de Águas (ANA), a Codevasf e a Chesf. A razão da preocupação é a mesma que também atormenta os empresários da indústria e da agropecuária dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, beneficiários do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, prestes a ser concluído após 13 anos de demoradas obras. Nenhuma dessas partes sabe dizer, hoje, qual será o custo de manutenção do empreendimento, que, segundo cálculos até aqui conhecidos, terá uma despesa anual de R$ 300 milhões só com energia elétrica. Jerson Kelman, que já presidiu a ANA, teme que o Projeto São Francisco se transforme em mais um elefante branco. Os governos cearense, potiguar, paraibano e pernambucano não terão como absorver a tarifa da água a ser fixada e que, natural e obrigatoriamente, embutirá, além do custo da energia, os relativos à manutenção, preservação e segurança dos canais Leste e Norte. Aqui no Ceará, um núcleo empresarial do agro e da indústria se mexe no sentido de, junto ao titular do MDR, ministro Rogério Marinho, encaminhar no Congresso Nacional uma saída legal para o imbróglio. Por enquanto, a Chesf está fornecendo, por uma tarifa especial, a energia necessária ao funcionamento das estações elevatórias dos dois canais do projeto. Mas isso é só uma gambiarra emergencial, que não poderá tornar-se permanente. E o permanente, este sim, terá de ser decidido o mais rápido possível.

Azaléia

Informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, engenheiro Maia Júnior: no próximo mês de janeiro, a indústria Azaleia começará a produzir calçados em suas unidades de Sobral e Crato. Nas duas cidades, utilizará espaços da gigante Grendene, abrindo 2.500 novos empregos - metade em cada uma.

Turismo

Será inaugurado amanhã, 18, o The Coral Beach Resort by Atlantica, na Praia de Guajiru, em Trairi, litoral Norte do Ceará. O nome é pomposo e o hotel é de luxo, com 48 apartamentos de 50 a 174 m² de área. Com ele, a AHI - Atlantica Hotels International passa a contar com três unidades no Estado do Ceará, incluindo o Comfort Hotel Fortaleza e o Quality Hotel Fortaleza, totalizando agora 358 quartos no Estado. Neste tempo de pandemia, é uma boa notícia para o turismo.

Esta é a época de ouro da indústria gráfica no Ceará e no resto do País - a época das eleições. Passou o primeiro turno, mas a campanha do segundo turno, que será realizado no próximo dia 29, já começou. Algumas gráficas registraram, nos últimos 45 dias, faturamento superior a 60% do obtido nos dois meses anteriores. Boa!

De um empresário cearense da área da navegação marítima, para quem os incentivos fiscais concedidos à Marinha Mercante não deveriam existir: "O Fundo da Marinha Mercante já arrecadou neste ano R$ 1,2 bilhão. Para onde vai esse dinheiro? Para uma cesta de pseudo armadores que nem navios têm".



Assuntos Relacionados