Pesquisadoras da Embrapa avaliam que é boa a qualidade da tilápia

Mas recomenda-se a agilização de esforços para que se estabeleça o mais rápido possível a regulamentação para a operação de abatedouros de pequeno porte. No Ceará, o visceramento é feito na margem dos açudes.

Quatro pesquisadoras da Embrapa, duas das quais cearenses - Terezinha Feitosa Machado e Laura Maria Bruno, ambas da Embrapa Agroindústria Tropical, sediada em Fortaleza - acabam de publicar um texto técnico como produto final de um trabalho desenvolvido em parceria com duas empresas privadas, durante o qual fizeram a avaliação da qualidade microbiológica do peixe fresco (a tilápia) processado em uma unidade móvel de pescado.

A conclusão do estudo - assinado também por duas pesquisadoras da Embrapa Pesca e  Aquicultura, sediada em Palmas (Tocantins) - foi a seguinte:

"Os resultados obtidos neste estudo mostram que as amostras de tilápia processadas na unidade móvel de beneficiamento de pescado apresentam condições sanitárias satisfatórias.

"Esse fato demonstra que o padrão de higiene operacional adotado no processo de abate do pescado na unidade móvel atende ao que preconizam os padrões legais vigentes.

"Além disso, o material e a configuração utilizados na construção da unidade móvel facilitam a limpeza e a sanitização das instalações.

"Diante disso, recomenda-se a agilização de esforços para que se estabeleça o mais rápido possível a regulamentação para a operação de abatedouros de pequeno porte, a fim de garantir ao consumidor o direito de adquirir produto com qualidade e, ao mesmo tempo, propiciar aos produtores um meio de ampliar a capacidade de comercialização do produto".

As pesquisadoras apontam que a produção de tilápia apresenta uma série de problemas, chamando atenção o fato de que a grande maioria dos produtores não atende à legislação em relação ao abate e processamento adequado.

"Muitos produtores evisceram os peixes nas margens dos açudes públicos, promovendo poluição no seu entorno", diz o texto das quatro pesquisadoras. 

É o que acontece no Ceará, onde a tilapicultura está tomando impulso de novo porque as chuvas recarregaram os açudes, onde essa atividade é mais intensa.

ALERTA

Em um comunicado com o título "Alerta à Nação", o empresário Vilmar Ferreira, sócio majoritário da Aço Cearense, que é a maior importadora brasileira de aço, afirmou ontem - por meio das redes sociais -

"A desvalorização do real frente ao dólar está sacramentando a mais grave crise econômica das últimas décadas".

O dólar subiu 40% em 2020.

UNIFOR

Com programação 100% online, a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, promoverá - de 3 a 5 de junho - a sua tradicional Semana do Meio Ambiente.

O tema deste ano abordará "A racionalidade ambiental, o diálogo dos saberes e o papel da Universidade", para o que terá, como palestrantes, convidados de destaque nacional e internacional.

O objetivo do evento é fomentar, no cotidiano acadêmico, o estudo e a prática direcionados à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente, temas atualíssimos.

CAMPANHA

Nova campanha da cearense VSM Comunicação está no ar.

Ela reforça a importância da marca e a identidade do profissional na interação com o público.

É Inspirada em marcas como Coca-Cola, Samsun g e Ferrari, e chega no instante em que a comunicação é desafiada por novas formas, tecnologias e ferramentas.

DÍVIDA

Levantamento feito pelo Instituto Fiscal Independente do Senado Federal revela:

O aumento da dívida pública pode trazer consequências negativas para o País durante pelo menos 10 anos.

É a triste consequência da pandemia do coronavírus, agravada pelo necessário isolamento social que travou a economia.