Para Carlos Prado, Licitação do Apodi é uma grande conquista

Ele diz que é o ramal do Apodi que permitirá a construção do ramal do Salgado, e elogia o trabalho do ministra Rogério Marinho.

Voz sensata e muito ouvida no meio empresarial cearense, Carlos Prado, vice-presidente da Fiec e fundador da Itaueira Agropecuária, afasta qualquer frustração ou otimismo em relação ao processo de licitação para a construção do Ramal do Apodi, última etapa do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. 

Na sua opinião, será o Ramal do Apodi que permitirá, na sua sequência, e 30 quilômetros depois do seu início, a construção do Ramal do Salgado, cujo projeto executivo, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, só ficará pronto, para ser licitado, no meio do próximo ano.

Fontes desta coluna revelam que esse projeto está concluído, mas seu custo, de R$ 700 milhões, terá de aguardar um momento melhor para entrar no Orçamento Geral da União.

Do alto de sua experiência, Carlos Prado chama a atenção para a importância do Ramal do Apodi, que levará água do São Francisco até o açude Santa Cruz, de onde seguirá para o rio Apodi, que corta a cidade potiguar de Mossoró, que tem 400 mil habitantes. 

Chegando lá, uma boa ação política poderá, num futuro não muito distante, viabilizar a construção de uma adutora de aço, enterrada ou não, para levar água até o Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi e, ainda, à barragem de acumulação de Itaiçaba, no Ceará, de onde poderá ser bombeada diretamente para o Canal do Trabalhador. 

Carlos Prado Prado resume sua opinião: “Tudo o que o ministro Rogério Marinho fez até agora deve ser entendido como uma grande conquista, com passos firmes, em direção a um bom futuro”.

CHUVAS

Boa notícia! 

Embora prometa para janeiro um prognóstico definitivo sobre a próxima estação das chuvas, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, disse ontem, em “live” com empresários, que há uma tendência de que o inverno de 2021 seja dentro da normalidade histórica.

SESI-APODI

Celebraram parceria o Sesi-Ceará, organismo do Sistema Fiec, e a Companhia de Cimento Apodi, que estão desenvolvendo, juntos, o projeto “Construindo o Saber”, que ministrará aulas de educação básica para 66 alunos e alunas com idade média de 30 anos, todos funcionários da empresa e seus dependentes e membros da comunidade do entorno da fábrica. 

A aula inaugural é hoje, às 7h30. Ao final do curso, receberão o “Meu Diploma Sesi”.

DÍVIDAS

Flávio Sabóya, presidente da Faec, entregou ao ministro Rogério Marinho proposta de repactuação de dívidas de cooperativas agroindustriais do Ceará, beneficiando 1,7 mil empresas. A dívida – gerada pela má gestão do Finor — foi transformada em debêntures. 

A Faec pede que sua proposta seja incluída na MP que dará uma solução também para casos semelhantes da indústria.

EM AÇÃO

Começarão ainda neste mês as ações da Campanha Amigos em Ação 2020. 

Com data marcada para começar no próximo dia 28, às 11h, no auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis, que coordenada a campanha, a expectativa dos organizadores é superar a meta de 30 toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados para seis entidades filantrópicas. 

Neste ano, a obra-tema doada para a campanha será uma escultura em bronze do escultor cearense Assis Filho, intitulada “Mais do que posso ter”.



Assuntos Relacionados