Pandemia: cearense reduz produção de camarão e demite 400 funcionários

“Temos estocadas duas mil toneladas de camarão e não temos a quem vender, pois os restaurantes continuam fechados”, informou Cristiano Maia, dono da fazenda Potiporã, a maior criadora de camarão do País. :

Exclusivo!! Por culpa do isolamento social que há quase dois meses mantém fechados muitos setores da atividade econômica, inclusive os restaurantes que consomem grande parte de sua produção de camarão, a maior fazenda de carcinicultura do Brasil – a Potiporã, do grupo cearense Samaria, liderado pelo empresário Cristiano Câmara, anunciou nesta quinta-feira, três decisões.

Reduziu em 50% a produção de camarão da fazenda, fechou a metade dos seus laboratórios, onde trabalham técnicos nacionais e estrangeiros, e demitiu 400 dos seus 1.200 funcionários, que retornarão tão logo passe a pandemia do coronavírus e as atividades econômicas sejam retomadas.

Esta coluna ouviu a informação do próprio Cristiano Maia. Falando com voz de tristeza e lamento, ele revelou que “não deu mais para prosseguir produzindo sem vender”.

Os estoques da Potiporã - que se localiza no litoral Oeste do Rio Grande do Norte – estão cheios, e mesmo as vendas por meio de “delivery” não os reduziram.

“Temos estocadas duas mil toneladas de camarão e não temos a quem vender, pois os restaurantes continuam fechados”, informou Cristiano Maia, que acrescentou:

“Infelizmente, temos de reduzir custos em todas as áreas da empresa. Estamos dispensando um terço de nossa força laboral, e esta decisão nos corta o coração, mas a esperança é de que essa pandemia desapareça logo e todos esses nossos colaboradores retornem ao trabalho”, disse ele, cheio de esperança.

Nas redes sociais, Cristiano Maia tem recebido a solidariedade de seus colegas empresários - seu grupo Samaria atua na indústria da construção civil, na construção, recuperação e manutenção de rodovias, na indústria de rações para animais e na pecuária leiteira e de corte, na criação de cavalos e também na agricultura, produzindo milho.