Pacopahyba perto do agro para um acordo

Está na hora de sentarem-se à mesa da convergência o Governo do Estado e os atores da agropecuária cearense. O contencioso que separa as duas partes é de muito fácil superação. O Palácio da Abolição compreende, desde o início da atual administração, que o setor primário da economia do Ceará é um forte gerador de novos e bons empregos e absorvedor de alta tecnologia, fruto dos investimentos que os próprios empresários têm feito, tanto na agricultura quanto na pecuária. Apoiando esse esforço privado, o Governo estadual criou, com a mão direita, a Secretaria Executiva do Agronegócio, abrigando-a na estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Mas, com a mão esquerda, incentivou sua bancada no Legislativo a dar o apoio necessário à aprovação de um projeto de lei - sancionado pelo governador no meio dos fogos de artifícios da festa do fim do ano de 2018 - proibindo a pulverização aérea em toda a geografia cearense. Foi um tiro no peito dos grandes produtores de banana, os quais - impedidos por uma lei que só existe aqui de usar a aviação agrícola - foram obrigados a gastar três vezes mais com mão de obra humana e com agroquímicos para pulverizar as folhas das plantas atacadas pela sigatoka amarela, a principal praga destruidora dos bananeirais. Para tornar mais fácil o entendimento, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacopahyba, transmite por esta coluna uma mensagem aos agropecuaristas: "Estou pronta a recebê-los para encaminhar soluções para problemas porventura existentes". Abre-se, assim, o caminho para o diálogo, que também tem o estímulo do secretário Maia Júnior e do seu secretário Executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro.

AIRPORT HOTEL

Boa a ideia da Fraport de abrir concorrência para a construção de um hotel no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Fortaleza Airport. Há uma crise pandêmica que reduziu, e põe redução nisso, o movimento nos aeroportos do mundo. Mas essa crise logo será derrotada pela vacina que está vindo. Então, é apostar no projeto de fazer do Pinto Martins, também, um grande e agradável shopping center.

NO CÉU

Paulo Bonavides, estrela de primeira grandeza do Direito Constitucional brasileiro, ganhou ontem o prêmio que Deus concede aos bons e justos - a morada celeste. Ele e sua brilhante inteligência ajudaram a redemocratizar o Brasil.

Boa notícia! Festa no BNB, que de novo abiscoitou o primeiro lugar do Ranking de Qualidade de Ouvidorias do Banco Central relativo ao 3º trimestre deste ano, período em que o banco obteve índice máximo 5, superando as demais instituições que têm mais de 4 milhões de clientes. O BNB já fora o 1º lugar no segundo trimestre.

Má notícia! Se o presidente jair Bolsonaro pensasse um pouco antes de falar pelas redes sociais, criaria menos problemas ao seu próprio governo. De temperamento sanguíneo exuberante, o presidente é daqueles que perde o amigo, mas nunca perde a piada. Um pouco das crises de sua gestão tem como causa sua logorreia.



Assuntos Relacionados