Nordeste será a nova fronteira do agro

Especialista em agropecuária, o agrônomo Xico Graziano, que já presidiu o Incra e é hoje um dos mais requisitados conferencistas do País e um apaixonado pelo que faz o setor primário da economia brasileira, deixou felizes os 32 empresários cearenses que, por vídeoconferência, o ouviram falar sobre o tema durante quase duas horas na noite de terça-feira, 23. Atentem para o que ele anunciou: a nova fronteira do agronegócio brasileiro será a região Nordeste, cujo semiárido tem solo mais rico do que o dos desertos da Austrália e da Tunísia, onde a produção agropecuária avança, graças a melhor tecnologia. E isso acontecerá sem que seja preciso desmatar um só hectare. De acordo com Graziano, a primeira fronteira agrícola do Brasil foi o Centro-Oeste; depois, o Oeste da Bahia; em seguida, veio a região do Matopiba (acrônimo formado pelas iniciais do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia); agora, será a vez do Nordeste Setentrional, onde estão Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Ele chamou atenção para alguns fatores que sustentam seu prognóstico, o primeiro dos quais é a existência de energias renováveis (eólica e solar, principalmente), cujos custos, pelo avanço tecnológico, estão ficando mais baratos do que os da energia hidráulica. A oferta de água é condição "sine qua non" - disse Xico Graziano, mas este não é nem será problema, pois os estados nordestinos têm ao seu lado o Oceano Atlântico. "É só dessalinizar as águas do mar, e para isso também há tecnologia disponível. Aliás, Fortaleza já deveria estar sendo abastecida pela água dessalinizada do Atlântico", disse ele, dando pancadinhas na mesa e pondo ênfase em suas palavras. Mais adiante, incentivado pelos polegares erguidos dos empresários que lotavam o auditório virtual, Graziano previu o seguinte para pouco tempo: "Vocês, cearenses, serão também, exportadores de mel, porque o mundo quer mel, assim como o Brasil todo será exportador de leite e queijo, porque o mercado consumidor mundial está a exigir mais lácteos". Os pecuaristas que acompanharam a "live" saíram dela sorrindo. Um deles resumiu sua opinião: "Será assim mesmo. Bastará o governo ajudar".

Covid-19

Com o apoio da Anvisa, foi criada pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina, uma força-tarefa para a análise e avaliação da qualidade e eficiência dos testes rápidos da Covid-19. Nas regiões Norte e Nordeste, o único escolhido para integrar essa força-tarefa foi o laboratório cearense Emílio Ribas Medicina Diagnóstica.

Juntaram-se a Fiec, a Faec, a Fecomércio, o Sebrae e a Fetrans que lançam nesta quinta-feira, 25, a campanha "Compre do Ceará". O claro objetivo do empreendimento é estimular os cearenses a consumirem mercadorias produzidas aqui no Ceará, as quais receberão um selo que atestará a origem alencarina. Da água ao aço produzimos.

Está assustado quem trabalha e produz na Região Metropolitana de Fortaleza, onde prosperam as facções, que avançam seus domínios agora no rumo dos bairros do entorno da Aldeota e do Meireles. Nas madrugadas, há intensa queima de fogos de artifício celebrando novas conquistas territoriais. Este é um ano eleitoral, lembre-se.