MDR autoriza Cagece a ampliar suas redes

Boa notícia para a população de Fortaleza: a Cagece, que tem a gestão do saneamento básico e do tratamento e distribuição de água potável à cidade, ampliará em 230 quilômetros suas redes coletoras e em 7,6 quilômetros as dos interceptores e ainda construirá três novas estações elevatórias e a primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Cocó. A projeção da empresa é de beneficiar 134 mil pessoas. Todo esse conjunto de obras integra um programa de investimento que absorverá uma montanha do tamanho de R$ 516 milhões. De onde virá tanto dinheiro? Segundo informa o ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que autorizou a operação, todo esse dinheiro será obtido pela Cagece no mercado, por meio da emissão de debêntures incentivadas - títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captar dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os valores captados serão empregados necessariamente em obras de infraestrutura, havendo isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores. O programa beneficiará também a ampliação da rede de abastecimento de água de outras cidades, entre as quais Horizonte, Pacajus e Chorozinho, que integram um importante Distrito Industrial em crescimento. 

Samaria

Cristiano Maia, dono do Grupo Samaria, que tem entre suas empresas a fazenda Potiporã, maior produtora de camarão do País, aguarda apenas que “passe logo esta fase de pandemia” para apresentar à sua multidão de amigos o livro que conta a sua história de vida. Intitulado “Cristiano Maia, um visionário com os pés no chão”, o livro tem 270 páginas que ensinam como superar as adversidades. 

Vinho

De janeiro a outubro de 2020, o Brasil importou o equivalente a US$ 148 milhões em vinho produzido no Chile, mais 19,1% em relação a 2019. Somos os maiores consumidores do vinho chileno, diz o ProChile, versão andina da Apex Brasil.

Ocupando área de 272 metros quadrados, foi aberta nesta semana nova loja Duty Free da área internacional de embarque do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Chamada de Dufry, ela está também no embarque doméstico. E, ainda neste semestre, será inaugurada outra no desembarque internacional. Há demanda?

Bolsonaro sugere que a urna eletrônica imprima um comprovante do voto do eleitor, como o emitido pelas maquininhas de pagamento. Ideia é boa, afasta suspeita de fraude. O problema é que ele não sabe dizer isso sem ferir susceptibilidades. Ontem, o presidente e o vice do TSE emitiram notas duras contra as opiniões do presidente.