Mauro Filho, elogiado por Paulo Guedes, pode ser candidato a Prefeito de Fortaleza

Ele propôs - e o ministro da Economia concordou com a proposta - o uso de 29 fundos públicos, que represam R$ 175 bilhões para ajudar o Governo da União no combate ao coronavírus

Economista com doutorado na Universidade de Vanderbilt (EUA), o deputado federal Mauro Benevides Filho – do PDT, um partido de oposição ao presidente Jair Bolsonaro – propôs ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o uso de 29 fundos públicos - que represam hoje cerca de R$ 175 bilhões - para reforçar o governo da União no seu trabalho de enfrentamento dos efeitos sociais, econômicos e financeiros da pandemia do novo coronavírus. 

Benevides e Guedes reuniram-se no gabinete deste, nesta semana, em Brasília. 

Há uma oportuna e benfazeja afinidade entre os dois. 

A proposta, que será apreciada pelo Congresso, já tem o apoio da tropa parlamentar de Bolsonaro, agora vitaminada pelos partidos do Centrão. 

O ministro Paulo Guedes – feliz com a ajuda de Benevides - derrama-se em elogios ao “espírito público” do parlamentar cearense, enxergando nele um tipo de político de que carece o País neste instante de graves dificuldades. 

Paira uma dúvida: Guedes pretende que os recursos dos fundos públicos sejam usados no abatimento da dívida pública; Benevides os quer para as despesas de combate à pandemia. 

Aproveitando o embalo, esta coluna transmite o que ouviu ontem de uma fonte que segue de perto o movimento dos irmãos Ferreira Gomes na direção da composição da chapa que disputará a Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano: 

“Mauro Filho nunca escondeu que um dos seus sonhos é ser prefeito de Fortaleza. É possível que, estabelecido um acordo do PDT dos Ferreira Gomes com o PT de Camilo Santana, a chapa a ser apresentada será Mauro Filho para prefeito e Élcio Batista para vice”. 

Por enquanto, tudo é especulação.

INOVAÇÃO

Um industrial cearense, com assento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), enviou ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Maia Júnior, mensagem concordando com o seu ponto e vista de "ou inova ou vai à garra". 

A mensagem diz: 

“Você se diferencia no governo. Basta ver as transformações na Sedet tanto na estrutura quanto na forma de atuar, inclusive no diálogo, ao pedir sugestões para o Ceará Veloz e para o novo programa de incentivos fiscais a ser discutido para viabilizar o equilíbrio fiscal do Estado, evitado a quebra de compromisso no futuro”.

RIOMAR

Estão prontos – com protocolos de segurança já testados com 100% de bom resultado – os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, cuja reabertura – após dois meses interditados pelo isolamento social – está prevista para segunda-feira, 8. 

Eles copiam modelos de protocolo utilizados em grandes cidades do mundo. 

O Grupo JCPM - dono dos dois centros de compras de Fortaleza e de outros em várias capitais do Nordeste – aposta na retomada gradual das vendas de suas centenas de lojas, que atendem o público do Leste e do Oeste de Fortaleza. 

MEIO AMBIENTE

Informa a União da Indústria de Cana de Açúcar (Única): 

Entre março de 2003 (data de lançamento da tecnologia flex) e maio de 2020, o consumo de etanol evitou a emissão  de mais de 515 milhões de toneladas de CO2, segundo cálculos da entidade, baseados em dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Esse volume equivale às emissões anuais somadas de Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai. 

O meio ambiente agradece.

MUCURIPE E PECÉM

O Porto do Mucuripe, administrado pela Companhia Docas do Ceará, movendo-se contra a maré da pandemia do coronavírus, movimentou, no último mês de maio, 44% a mais de cargas do que em igual mês do ano passado de 2019. 

Foram movimentadas 256 mil toneladas em maio deste ano, ou seja, 177 mil toneladas a mais do que em maio do ano passado. 

Já são cinco meses seguidos nos quais os granéis sólidos lideram a pauta de exportações e importações pelo Mucuripe. 

Nos primeiros cinco meses deste ano, o porto do Mucuripe já movimentou dois milhões de toneladas de carga, ou seja, 13,5% a mais do que nos cinco primeiros meses de 2019. 

A propósito: 

O Porto do Pecém ingressou ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente, na rede Award, como fornecedor de incentivos para compensar navios certificados pela Fundação de mesmo nome, com sede na Holanda. 

Pecém é o primeiro porto brasileiro a ter acesso a essa rede de proteção ao meio ambiente. 

São os portos do Ceará colhendo bons resultados