Marinho vê nos EUA transposição de rio

Como esta coluna revelou ontem, há sobre a mesa de trabalho do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, e do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, uma minuciosa proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a efetivação de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) por Parceria Público Privada (PPP), tornando viável, sem o uso de dinheiro público, a Operação e a Manutenção (O&M) do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. Há dois detalhes da proposta que chamam atenção: a criação da PPP e - eis o mais importante - o uso das margens dos Canais Leste e Norte do Projeto para a instalação de parques de geração de energia eólica fotovoltaica, com potência total de 1,95 GW (gigawatts). Uma fonte que acompanha de perto o andamento da proposta informa que toda a energia a ser gerada nas margens do Projeto São Francisco seria utilizada para garantir a operação das nove estações de bombeamento dos seus dois canais, sendo o excedente vendido no Mercado Livre de Energia, sob supervisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Ontem à tarde, esta coluna recebeu de uma fonte ligada ao MDR a informação de que o titular da Pasta, ministro Rogério Marinho, está nesta semana no Colorado (EUA), vendo, pessoalmente, como opera e se mantém o projeto de transposição do rio Colorado, que tem características fisiográficas muito semelhantes às do semiárido do Nordeste. Marinho deseja, o quanto antes, encontrar uma solução definitiva para o funcionamento do empreendimento que comanda. Ele entende o drama dos governadores, cujos orçamentos estão demasiadamente apertados para encarar novas despesas, como as da O&M do projeto. Nordestino e profundo conhecedor dos problemas regionais, o potiguar Rogério Marinho está muito bem alinhado com os governadores do CE, RN, PB e PE e com a liderança do seu setor produtivo - a Fiec no meio desse alinhamento - no esforço de, no curto prazo, encontrar a melhor opção para o imbróglio. Alguns detalhes importantes dessa solução necessitarão de aprovação do Congresso Nacional, onde o ministro tem trânsito livre. Assim, é boa a perspectiva de um final feliz ainda em 2020.

Em ação

Hoje, às 19 horas, na CDL Fortaleza, será aberta a Mostra Coletiva Amigos em Ação - exposição de 95 obras de 63 artistas plásticos cearenses, doadas à campanha Amigos em Ação, que arrecada alimentos distribuídos, no Natal, a instituições de caridade. As peças serão leiloadas durante tradicional almoço no dia 12 de dezembro no Hotel Gran Marquise.

Vem aí, nos dias 2 e 3 de dezembro, o Encontro Nacional da Indústria da Construção. Patriolino Dias, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará, participará dele. Promovido pela Câmara da Indústria Brasileira da Construção (CBIC) o evento deste ano, por causa da Covid, será 100% online.

Dão sinais de alta os índices da inflação no Brasil. No mundo, também. É que a pandemia da Covid ensaia uma segunda onda não só na Europa, mas também nos EUA. A economia patina, ao mesmo tempo em que sobe a dívida dos países. No Brasil, a crise fiscal agrava o quadro, mas o Congresso Nacional está nem aí para o problema.



Assuntos Relacionados