Marinho manda água de novo para o Ceará

Por ordem do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi retomado ontem o fornecimento de água do Projeto São Francisco de Integração de Bacias para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Através dos canais do CAC, as águas serão despejadas, daqui a 30 dias, mais ou menos, no leito (hoje cheio) do Rio Salgado que as lançará no Jaguaribe, de onde chegarão ao Açude Castanhão, ponto final de uma viagem que durará no mínimo quatro meses, ou 120 dias. Uma fonte ligada à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Estado informa que o volume que sai da barragem de Jati (onde o Canal Norte se bifurca e toma, também, a direção da Paraíba e do Rio Grande do Norte) é de 10m³ por segundo, equivalente ao consumo da Região Metropolitana de Fortaleza. Para celebrar a chegada das águas ao Ceará, o governador Camilo Santana e o ministro Rogério Marinho deverão promover, juntos, um evento nos primeiros dias de março.

Pescados

“Por causa da Covid-19, tivemos de interromper nosso plano de investir na aquisição de novos equipamentos para nossas lojas”, diz à coluna, sem qualquer sinal de lamentação, o empresário Francisco Silva Rocha, que, com o irmão Manoel, é o dono da F. S. Rocha Pescados e Mariscos, da qual faz parte também a Somariscos. Esse plano será executado tão logo passe esta temporada pandêmica, ele acrescenta. Francisco Rocha revela que, apesar da Covid, suas vendas mantêm-se estáveis por dois motivos, que ele detalha: “Primeiro, pela qualidade dos nossos produtos; segundo, pela obediência aos protocolos sanitários que incluem distanciamento social, cumpridos pelos nossos clientes”. Sem aglomerar.

Chuvas

Falando ontem para 20 empresários da indústria e da agropecuária, o presidente da Funceme, Eduardo Martins, informou: o mês de fevereiro também está com 15% de pluviometria abaixo da média histórica. A tendência para as próximas duas semanas é, igualmente, de chuvas abaixo da média. 

Veja também

Covid-19

Hoje, às 18 horas, o Sinduscon-Ceará realiza uma “live” que tratará das “Atualizações sobre Covid, novas cepas, as vacinas, imunologia e efeitos dos lockdowns”. Será através da plataforma Zoom. Falará o médico imunologista Tadeu Sobreira. Acesso pelo www.sindusconce.com.br Evento totalmente gratuito.

Caso estranho

Sócio e diretor de uma empresa cearense de operação portuária informa: 15 dos seus funcionários fizeram testes para Covid em UPAS de Fortaleza. Todos testaram positivo. Ele os mandou repetir o teste em um laboratório particular. Resultado: só um testou positivo; os outros, negativo.

 



Assuntos Relacionados