Inovar: fazer mais com menos

Está na moda a inovação, afirma à coluna o economista Marcos Holanda, ex-presidente do BNB. "Todos querem inovar. O problema é um só: como fazê-lo. Para inovar, há que mudar. E a mudança gera novos ganhadores e perdedores. E estes sempre resistem, chamando a mudança de injusta, esquecendo-se dos benefícios que ela presta à população" - explica, em tom filosofal. Mas ele tenta ser didático: "Vou dar um exemplo: em 2007, propusemos ao governador Cid Gomes inovar na forma de distribuir o ICMS aos municípios, subordinando-os a bons resultados na educação, e não no tamanho da população municipal nem no volume de seus gastos no setor educacional. Foi uma mudança radical, pois o prefeito passou a provar, primeiro, que os alunos estavam aprendendo; segundo, que não estava apenas gastando com educação. Vários prefeitos protestaram. Argumentaram que eram a favor da melhora das notas dos alunos, mas contra o novo critério de repartição do ICMS. Mas foi com essa inovação que o Ceará virou referência, e o Banco Mundial hoje recomenda o modelo cearense para outros países". Concluindo, ele aconselha a quem interessar possa: "Todos podemos inovar. Necessariamente, inovar não é coisa de alta tecnologia, é apenas fazer mais com menos. Ou melhor, fazer melhor com o mesmo".

Algodão

Do agrônomo José Maria Marques de Carvalho, dos quadros técnicos do Banco do Nordeste (BNB), já aposentado, mas sempre interessado pela agricultura nordestina, a do Ceará no meio: "a produção de algodão no Brasil, hoje, é muito tecnificada e está localizada nas regiões dos Cerrados, cuja acidez do solo foi corrigida com calcário e sua nutrição com fósforo e potássio - tudo feito pela Embrapa - o que também potencializou o desenvolvimento de outras culturas, como soja e milho. Os cerrados têm solos planos, sem pedregosidade, bem drenados, com regularidade pluvial de outubro a abril, apropriados ao cultivo mecanizado do plantio à colheita".

Especialista na matéria, José Maria de Carvalho acrescenta: "no Ceará, um solo que apresenta características desse tipo é o da Chapada do Apodi, nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré, próprio para a exploração da cultura do algodão mecanizado. No Cariri, há bons solos nos municípios de Brejo Santo, Milagres e Mauriti. Porém, esses solos têm maior textura de argila, topografia de suave ondulação a ondulada, alguma pedregosidade e uma estrutura minifundiária predominante, impróprios para o cultivo mecanizado em larga escala. Dada a irregularidade da pluviometria no Ceará, a cultura do algodão no Ceará deveria ser preferencialmente realizada por irrigação".

Reabrindo

Reabrem hoje, em Fortaleza, as lojas dos shoppings centers, fechadas há mais de dois meses. Mas o isolamento social prosseguirá. Haverá, então, lojas abertas, mas sem consumidor dentro delas. Tanto tempo em prisão domiciliar, onde veem e ouvem, permanentemente, notícias que lhes causam medo, inclusive as da política, as pessoas, principalmente as mais idosas, estão a contar até 10 se devem ir à rua ou não. Como se previu, há um novo normal ao qual ninguém ainda se adaptou - e esta é só uma das consequências da prisão domiciliar estabelecida por decreto governamental, este abençoado pelo Supremo Tribunal, ou seja, tudo de acordo com a Lei.

De olho

Ex-presidente da Fiec, agora dedicado aos negócios de sua BSpar, o empresário Beto Studart acompanha com interesse a cena da política nacional, que reflete diretamente sobre a atividade econômica - "é só prestar atenção ao dólar e à Bolsa, que sobem e descem conforme os acontecimentos", adverte ele. Studart olha a movimentação do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, cujos últimos pronunciamentos podem ser considerados eventos ligados ao ano de 2022.

Sem receita

Estados e municípios estão - todos, sem exceção - com a corda no pescoço, mesmo com a ajuda federal. Mesmo os que tinham contas ajustadas sofrem com a queda de sua receita tributária. Alguns anunciam que não adiantarão, neste ano, a primeira parcela do 13º vencimento ou provento, que tradicionalmente era feito no mês de agosto.

José Carlos pontes, cujo Grupo Marquise é um dos empreendedores do Centro Fashion, um shopping popular com quase 8 mil boxes que vendem confecções, diz à coluna que esse centro de compras reabrirá hoje com um severo protocolo de segurança obediente às orientações das autoridades do Governo do Estado. O Centro Fashion dá emprego a milhares de pessoas.

Ibsen Pinheiro, que abriu o impeachment do presidente Collor, foi cassado. Eduardo Cunha, que presidiu o de Dilma Roussef, foi cassado e preso. Rodrigo Maia está indeciso.

No próximo dia 22, entrará no ar o AgroMais, um canal de tevê por assinatura dedicado exclusivamente à agro-informação. Terá sede em Brasília, onde foram construídos seus estúdios. Terá parceria com Embrapa, Sebrae, CNA-Senar e com a consultoria Datagro.

Análise mais detalhada dos dados sobre desemprego mostram que a pandemia levou ao corte de vagas em todos os setores privados. Segundo a Pnad Contínua, do IBGE, apenas o setor público contrata. No trimestre encerrado em abril, a pesquisa revela que o setor mais comprometido é o comércio.



Assuntos Relacionados