Indústria Eletro-Eletrônica passa a produzir ventiladores pulmonares

Entre essas indústrias, estão a WEG, fabricante de motores, e a Flex, de equipamentos eletrônicos, que aceitaram modificar parte de suas plantas para começar a produzir os ventiladores em alta escala.

As indústrias do setor eletroeletrônico estão direcionando suas linhas de produção para a fabricação de ventiladores pulmonares (respiradores), aparelhos que ajudam no tratamento dos pacientes infectados pelo Covid-19, além de outras iniciativas para apoiar o trabalho das autoridades em relação à pandemia. 

Entre esas indústrias, estão a WEG, fabricante de motores, e a Flex, de equipamentos eletrônicos, que aceitaram modificar parte de suas plantas para começar a produzir os ventiladores em alta escala.

Elas receberão apoio das fabricantes brasileiras para adaptar parte de seu parque fabril e iniciarem a produção dos modelos de ventiladores que já são vendidos localmente. 

Já a Positivo Tecnologia está se mobilizando, em conjunto com um grupo de empresas, para contribuir na produção e fornecimento de componentes necessários para a montagem de ventiladores pulmonares. 

A LG, por sua vez, firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para doar equipamentos eletrônicos aos hospitais de campanha que estão sendo construídos pela prefeitura na cidade de São Paulo.

A Nokia, criou o Epidemic Prevention System que possibilita aos governos identificar áreas e pessoas vulneráveis e controlar as quarentenas suportando o melhor controle do Covid-19.

Essa ferramenta de big data foi adotada com sucesso na China, e poderá ser implementada em território brasileiro por meio de parceria com operadoras de telecomunicações no Brasil 

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Eletro-Eletrônicos (Abinee), Humberto Barbato, neste momento difícil, as empresas estão cientes de seu papel social e procuram colaborar no combate a esta pandemia.

"Antes de tudo, somos cidadãos que devem oferecer a sua parte nesse esforço de guerra para vencermos esta situação delicada", afirma. 

Barbato ressalta o fato de o Brasil possuir uma estrutura de fabricação local de alta tecnologia no setor eletroeletrônico, o que possibilita que as empresas adaptem suas linhas de produção com dinamismo para atender a essa demanda em caráter de urgência. 

A cada dia empresas do setor eletroeletrônico estabelecem novas parcerias e desenvolvem iniciativas, que serão divulgadas pela Abinee.