Indústria de móveis cultiva eucaliptos no Norte do Ceará

Projeto é plantar em cinco mil hectares, dos quis 1 mil hectares já estão cultivados. As árvores já alcançaram a idade adulta de dois anos. A idade de corte é de oito anos, a metade da Europa.

Em 1999, a Embrapa Semiárido desenvolveu, no Norte do Ceará, pesquisa com cerca de 40 espécies de eucaliptos de variadas origens geográfica.
 
Mais recentemente, novas pesquisas da Embrapa Agroindústria Tropical, com sede em Fortaleza, em parceria com a Adece, o Sindmóveis-Ceará, o Dnocs, o INDI e empresas do polo madeireiro do município de Marco, foram feitas com excelente resultado (houve quem, no início, as considerasse inadequadas), ampliando as perspectivas de êxito do investimento.
 
Pois bem: a Jacaúna e as demais empresas da indústria moveleira cearense juntaram-se em um projeto que prevê, em uma área de cinco mil hectares, o cultivo de eucaliptos e outras espécies nobres todas utilizadas na fabricação de móveis.
 
Já estão plantados lá 1 mil hectares de eucaliptos. As árvores já alcançam a idade adulta de dois anos.

Nos países nórdicos, um eucalipto ou um mogno demora 14 anos para alcançar a idade de corte; no Brasil – no Ceará, também – só oito anos. 

Este é um diferencial que, daqui a pouco tempo, fará a diferença em favor dessa nova atividade da agroindústria do Estado.
 
O cearense ainda não faz ideia do que é e do que faz a indústria de móveis do Ceará, desconhece o seu potencial, ignora os seus números e as suas possibilidades.
 
Por exemplo, a fábrica da Jacaúna, uma gigante do setor, ocupa área de 120 mil m²; a da Madresilva, 20 mil m²; a da Osterno, 12 ml m² de área industrial.
 
Elas e as outras indústrias do Polo Moveleiro de Marco produzem para o mercado interno brasileiro e para o estrangeiro.
 
Esta coluna volta a repetir o bordão: o melhor do Ceará é o cearense.

CURADO!

Um grande empresário da indústria têxtil, que dá emprego a quase mil pessoas no Ceará, acaba de receber alta médica. 

Durante os últimos 20 dias, em casa, ele foi tratado contra a Covid-19.
 
Nas redes sociais, o empresário postou a seguinte mensagem:
 
“Embora a mídia tenha uma opinião contrária, todos os médicos me receitaram a Ivermectina e a Azitromicina. Não faço juízo, apenas relato o que me aconteceu. Estou curado!” 

AMADORES

Cerca de 4,5 milhões de investidores amadores estão a assustar as bolsas norte-americanas.

Nesta semana, agindo em grupo, eles “atacaram” os fundos de investimentos de Wall Street e ganharam muito dinheiro comprando por US$ 18 as ações da GameStop, que ontem valiam US$ 354,35, e da AMC Entertainment, que se valorizaram 61,76% em só cinco dias.
 
Operadores do mercado brasileiro temem que isso se repita na Bolsa B3, e a tendência é esta na Europa, também.

DNIT

Até quinta-feira passada, a engenheira Liris Silveira Campelo era a superintendente do Dnit no Ceará. Não é mais. 

Ela perdeu o cargo para o Centrão, o conjunto de partidos que, mesmo representando a velha política, apoia o presidente Bolsonaro e, também, a candidatura do deputado Artur Lira para a presidência da Câmara.
 
A superintendência do Dnit no Ceará não é um cargo qualquer, pois mexe com um gigantesco orçamento.
 
Ainda é desconhecido o nome do futuro superintendente, mas ele estará muito bem vigiado pelo ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, de cujo gabinete faz parte uma delegada da Polícia Federal com a missão de evitar qualquer desvio de conduta dos dirigentes do Dnit.

CARANGUEJO

Atenção! Desde ontem, estão proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo não só no Ceará, mas também no Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

É o período de defeso para a reprodução da espécie.

A reprodução ocorrerá em quatro períodos diferentes neste ano de 2021: de 14 a 19 de janeiro, de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, de 28 de fevereiro a 5 de março e de 29 de março a 3 de abril. 

 



Assuntos Relacionados