Impasse no Planalto: Guedes ou Marinho?

Há um impasse no Palácio do Planalto, e isto tem a ver com o Ceará e o Nordeste. De um lado, estão os ministros militares, aos quais se aliou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que pregam o rápido aumento do gasto público para a implementação de grandes obras, como os ramais do Projeto São Francisco e a Ferrovia Transnordestina, e do outro lado o ministro da Economia, Paulo Guedes e sua equipe, que querem respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo as despesas do governo no teto permitido. Os primeiros são os ministros já chamados de desenvolvimentistas; os últimos são os monetaristas ortodoxos, com doutorado em Chicago. O grupo de Rogério Marinho, de olho nos escrutínios de 2022, quer virar o jogo no Nordeste, onde o presidente Bolsonaro perdeu em todos os estados (no Ceará, ele perdeu em todos os 184 municípios), e para isto é vital não só a conclusão das grandes obras de infraestrutura hídrica, rodoviária e portuária, mas também o aumento da mensalidade do Bolsa Família, que mudará de nome para Renda Brasil. Para Guedes e seus secretários, tudo isso poderá ser feito sem aumento do teto dos gastos, mas pelo remanejamento das rubricas do OGU. Nesta semana, Bolsonaro sinalizou que apoia a posição de Guedes, com a qual concorda o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Para um governo que parece gostar de fortes emoções, eis aí mais uma a aproximar-se. Os nordestinos, claro, torcem pelo grupo de Rogério Marinho.

Mais uma

Ontem, em Iguatu, na região Centro Sul do Ceará, a rede atacadista Assaí inaugurou mais uma loja no Ceará. Ela tem 4 mil m2 de salão de vendas, com 24 checkouts e 365 vagas de estacionamento para veículos. As grandes redes do comércio descobriram a força do consumidor do interior cearense.

Em coma

Com a colaboração do Congresso Nacional, o Dnocs, que implantou a base da infraestrutura hídrica, rodoviária e aeroportuária e que instalou a mais importante rede de unidades de pesquisas ictiológicas da região Nordeste, entrou em estado de coma. O Senado está prestes a votar e aprovar projeto de lei que estende até as bacias hidrográficas da Amazônia - o Pará, o Amazonas e o Amapá no meio - a área de atuação da Codevasf. Nos últimos anos, o Dnocs tem servido, apenas, para pagar em dia os vencimentos dos seus servidores.

Quando outubro vier, trará consigo uma novidade aérea: a portuguesa TAP, agora sob controle estatal, inaugurará naquele mês seu voo Maceió-Lisboa, com frequência bisemanal. A TAP estará, em outubro, com 666 voos planejados para 82 rotas. O voo Fortaleza-Lisboa já foi retomado, com duas frequências: 4ª e domingo

Pais de alunos das escolas privadas e públicas estão em dúvida se mandam os filhos e netos de volta às aulas presenciais - ou não. Temem que ainda não seja a hora do retorno, razão pela qual sugerem a continuidade das aulas a distância, até que surja a vacina anti Covid-19. Crianças, adolescentes e jovens querem voltar logo